Unidade Móvel de Testes Rápidos à Covid-19 | Avenida José Mourinho

Mais de três centenas de rastreios à covid-19 foram realizados durante a primeira semana de funcionamento de uma unidade móvel de testagem gratuita disponibilizada pela Câmara Municipal em vários pontos do concelho.


A Unidade Móvel de Testes Rápidos à Covid-19, dotada de equipas de enfermeiros e operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, constitui mais um contributo do município para a mitigação da propagação da pandemia.

O serviço, a funcionar desde o dia 9 de agosto, percorre o concelho para proporcionar a realização gratuita de testes rápidos antigénio certificados, fornecidos pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A unidade móvel de testagem está disponível todos os dias, de manhã à noite, entre as 09h00 e as 22h00, incluindo praias e zona de bares e restauração instalados na frente ribeirinha da cidade.

No horário noturno, a unidade fica na Avenida José Mourinho, para apoio a bares e restaurantes, autorizados a funcionar mediante a apresentação, pelos clientes, de certificado de vacinação ou teste negativo.

Os interessados em realizar o teste à covid-19 só precisam de comparecer junto da unidade móvel, a qual fica estacionada no espaço público ao longo de três períodos horários distintos, concretamente das 09h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e das 19h00 e as 22h00.

O procedimento, entre admissão, testagem e resultado, demora cerca de 20 minutos. As pessoas devem fazer-se acompanhar do documento de identificação e fornecer o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Antes do teste, é feito o registo e realizado um breve questionário relacionado com a doença.

Esta unidade móvel faculta a emissão de um certificado de resultado negativo à covid-19, o qual pode ser utilizado nos casos em que seja exigido.

Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o domicílio e o resultado reportado à Autoridade de Saúde Pública local, caso não existam sintomas, ou requerido transporte hospitalar, nos casos sintomáticos.

no dia 16, a unidade móvel está na Avenida Rodrigues Manito, junto do cruzamento com a Avenida de Moçambique, enquanto a 17 a testagem vai às praias, primeiro no Creiro, das 09h00 às 13h00, e depois na Figueirinha, das 14h00 à 18h00.

Nos dias 18 e 19, respetivamente nos períodos da manhã e da tarde, o serviço é disponibilizado na Rua da Escola Preparatória, junto do jardim que confronta com a EN10, assim como no Alegro Setúbal, concretamente no parque de estacionamento exterior nascente.

Entre os dias 20 e 22, a Unidade Móvel de Testes Rápidos à Covid-19 fica estacionada, em todos os períodos – das 09h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e das 19h00 às 22h00 –, na Avenida José Mourinho, na frente ribeirinha, no jardim junto da Estacada do Carvão.

A escala de serviço desta unidade móvel de testes rápidos à covid-19 está definida até ao final do mês de agosto, incluindo datas, horários e locais nos quais se encontra estacionada, e pode ser consultada aqui.

 

Documentos Relacionados