Festa da Ilustração 2021 | Marta Madureira

A artista Marta Madureira, com uma vasta obra de desenho em diversas técnicas, em particular com recurso a uma tesoura, é a convidada especial da sétima edição da Festa de Ilustração, que decorre em Setúbal entre outubro e dezembro.


O evento apresenta mais de uma dezena de exposições e um programa de atividades em diversos espaços e equipamentos culturais da cidade.

Marta Madureira, a convidada nesta edição do certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com várias parcerias, está em foco com uma mostra individual na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, a qual recebe a cerimónia de abertura.

A Festa da Ilustração volta a homenagear ilustradores veteranos, nacionais e internacionais, com os curadores do certame José Teófilo Duarte e Jorge Silva a escolherem para este ano o canadiano Pierre Pratt e o português João Carlos Celestino Gomes.

A Gráfica – Centro de Criação Artística acolhe as exposições “Ilustradores Portugueses”, com a apresentação de trabalhos de desenhadores de relevo nacional, e “Ver ao Perto” dedicada a artistas da região, este ano alargada aos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Igualmente no espaço de A Gráfica, tal como no ano passado, realiza-se a Feira da Festa, com a participação de profissionais da área do design e a dinamização de atividades paralelas, como um ciclo de filmes de animação para famílias, concertos, workshops e visitas guiadas.

A edição 2021 da Festa da Ilustração, com um total de 12 exposições, conta ainda com apresentações de ilustradores como José Brandão, André Ruivo, António Jorge Gonçalves, Vasco e Zé Nova, assim como com uma mostra coletiva por alunos de escolas superiores de artes.

Estes são alguns dos atrativos da Festa da Ilustração “É Preciso Fazer um Desenho?”, com programa completo a divulgar em breve, e que, ano após ano, procura cativar a curiosidade do público na descoberta de figuras ímpares da ilustração nacional e internacional.