The Plastic Hike

A chamada de atenção para o consumo excessivo de plástico é o objetivo de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas a realizar nos dias 10 e 11 de setembro, no âmbito do projeto The Plastic Hike.


A preocupação com a quantidade de plástico depositado nos areais das zonas balneares levou o biólogo Andreas Noe a abandonar a carreira biomédica e a começar, em 2018, uma jornada de consciencialização com o projeto “The Travel Trash” que permitiu remover quase uma tonelada de plástico das praias portuguesas.

Durante o primeiro confinamento, em 2020, Andreas decidiu percorrer os 832 quilómetros da costa de Portugal para conhecer organizações, iniciativas e ambientalistas, dando início ao projeto “The Plastic Hike” que, em 58 dias, com o apoio de voluntários, permitiu recolher 1,6 toneladas de plástico.

Esta caminhada, que passou por Setúbal numa iniciativa com o apoio da Câmara Municipal, foi captada em vídeo e deu origem a um documentário, com duração de uma hora e meia, que visa sensibilizar para a problemática do consumo excessivo de plástico e dar voz à comunidade de organizações não-governamentais e ambientalistas que atuam em Portugal.

A exibição deste documentário é um dos pontos altos de um conjunto de atividades a ter lugar nos dias 11 e 12 na Casa da Baía, em Setúbal, as quais incluem jogos temáticos, uma exposição e uma ação de limpeza urbana.

No dia 11, entre as 16h00 e as 18h30, é apresentado o “Museu Lixo Zero”, exposição que dá a conhecer as alternativas ao descartável, e há jogos de tabuleiro com temáticas ambientais.

Às 20h30, é inaugurada a peça de arte “Cavalo Marinho”, concebida com o plástico recolhido na caminhada realizada no ano passado, a que se segue a exibição do documentário “The Plastic Hike”.

No dia seguinte, às 10h00, a Casa da Baía é o ponto de encontro para a caminhada de limpeza urbana “The Butt Hike”, para apanha de beatas. No final, é criada uma peça de arte com as beatas recolhidas.

A participação nos dois dias do evento é gratuita, mediante inscrição pelo e-mail ditur@mun-setubal.pt.