Tardes à Merceeiro

Um evento gastronómico acompanhado de animação musical, a decorrer a 2 e 9 de setembro, dá a conhecer os novos menus que podem ser degustados na Mercearia Confiança de Troino, localizada no Largo Machado dos Santos, na Fonte Nova.


Chouriço assado e tábuas de queijos e de enchidos, assim como as conservas e os vinhos da região são alguns dos produtos que compõem os menus do evento “Tardes à Merceeiro”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, e que passam a estar disponíveis regularmente na Mercearia Confiança de Troino.

A dinamização deste equipamento municipal e a promoção dos produtos regionais, bem como a valorização da cultura bairrista e popular são objetivos da iniciativa, que convida a provar sabores tradicionais com toda a envolvente de um bairro típico.

No dia 2, o menu disponibiliza Chouriço Assado e Queijo do Merceeiro com doce, mel e azeite aromatizado, Tábua Bolota com uma seleção de enchidos de porco preto, Queijo Finório, que consiste em Queijo de Azeitão gratinado com Moscatel, tomilho e pimenta rosa, e Tábua de Queijo à Merceeiro, com uma seleção de queijos regionais. Cada prato é acompanhado de pão, tostas, azeitonas e azeite aromatizado

As conservas estão em destaque no dia 9 com “O Mexilhão é que paga”, uma colher de mexilhão em escabeche, estaladiço de pão, limão e flor de sal, bruschetta de sardinha e pimentos, “Sardinha à Árabe”, em azeite com húmus e pimentão, pão, azeitonas e gilda, e “Sardinhas Baianas”, em azeite com abacate, limão, azeitonas e tomate seco.

Há ainda “Cavala Verde”, com mistura de alfaces, espargos brancos, orégãos e vinagre de maçã, “Polvo à Merceeiro”, em tomate com pão, azeitonas com pimentos e tapas de presunto ibérico, e “Atum do Bairro”, com salada, queijo fresco, iogurte natural, balsâmico e alface.

Os menus, com os preços de 15 euros, duplo, e 8,5 euros, individual, incluem uma bebida a copo à escolha entre sangria de moscatel, vinho branco ou tinto da região, refrigerante e cerveja.

Os eventos são acompanhados de apontamentos musicais, sendo que no dia 2 está já confirmada a atuação do Grupo Coral Os Amigos dos Sadinos.

As reservas para cada uma das provas gastronómicas, que decorrem entre as 18h00 e as 20h00, devem ser feitas pelo endereço ditur@mun-setubal.pt.

Mais informações sobre as “Tardes à Merceeiro”, que garantem o cumprimento das regras sanitárias que estejam em vigor em ambos os dias, podem ser obtidas através do número 265 545 010 e da página de internet www.visitsetubal.com.