Uma nova publicação da Câmara Municipal de Setúbal, a apresentar a 14 de setembro, perpetua parte da história cultural e social do concelho a partir de memórias de moradores de dois bairros emblemáticos.


“Caminhos com História – Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo” resulta da obtenção de testemunhos desenvolvidos no âmbito do GO – Grupo das Oficinas Colaborativas, projeto da autarquia implementado no território da Anunciada com espaços de aprendizagem coletiva num conjunto de bairros tradicionais.

A obra, coordenada pelo município, com textos da socióloga Joana Iglésias Amorim e da antropóloga Vanessa Iglésias Amorim, residentes no Bairro dos Pescadores e participantes ativas das Oficinas Colaborativas, apresenta 16 testemunhos na primeira pessoa sobre memórias, quotidianos, percursos de vida e saberes curiosos.

No livro, há relatos de mulheres e homens com idades compreendidas entre os 22 e os 88 anos.

Um dos quatro capítulos da obra, intitulado “Quotidianos”, dá conta de pormenores sobre como era ser criança e como era a escola, as brincadeiras e a vida social, além de conter conteúdos relacionados com igualdade de género.

Há, igualmente, testemunhos de como eram as romarias, caso das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que, a par de outros locais, contam com uma tradição muito forte nos bairros dos Pescadores e do Grito do Povo.

O capítulo “O Sentido Coletivo” aborda a construção dos bairros dos Pescadores e do Grito do Povo, de como era a vida nas barracas durante o Estado Novo e dos efeitos da Revolução de Abril nos moradores, além de realçar as novas formas de ação coletiva, como é o caso das Oficinas Colaborativas.

Em “Percursos”, são contadas histórias sobre trajetos residenciais e laborais, a pesca e a extrema dureza do trabalho das mulheres na indústria conserveira, que ia do escamar e cortar ao amanhar e salgar o peixe.

Outra das particularidades do livro é o facto de os testemunhos partilharem saberes e conhecimentos. Há poemas, dicas de como comprar peixe, além de receitas de caldeirada, de pastéis de ovas de sardinha e de um bolo de leite confecionado por uma das moradoras, a D. Idália.

A apresentação de “Caminhos com História – Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo” realiza-se a 14 de setembro, às 18h30, no âmbito das Comemorações Bocagianas, num dos espaços que serviram de centro de pesquisa para as autoras, o Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A publicação, prefaciada pela socióloga Maria João Freitas, é uma oportunidade para o leitor conhecer a história da construção dos bairros e perceber o papel fundamental que o 25 de Abril teve na conquista de direitos sociais, nomeadamente o direito à habitação, além de se constituir como um recurso para a valorização futura do território.

A obra resulta das Oficinas Colaborativas, um projeto do Programa Municipal Viver Anunciada destinado à promoção de um roteiro sistemático de interações e de reconhecimento do território, mobilizando vontades e participação dos moradores.

As Oficinas Colaborativas são desenvolvidas desde 2017, no âmbito da candidatura “PRIA – Percursos em Rede para a Inclusão Ativa” – apresentada pela Câmara Municipal ao Programa Operacional da Região de Lisboa (Lisboa 2020), no quadro do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML).

 

Documentos Relacionados