A transformação ocorrida em Setúbal nos últimos anos, resultado de investimentos municipais estruturantes na modernização do concelho, foi destacada nas comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, 15 de Setembro.


Na sessão solene evocativa do feriado municipal, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou o trabalho dedicado a qualificar “intensamente um concelho de que hoje todos se orgulham”.

Da regeneração urbana à mobilidade, da criação de condições para o desenvolvimento das atividades económicas à reabilitação e valorização do património cultural, a transformação operada nos últimos anos abrange diversas áreas, afirmou a autarca, e permitiu “assegurar um melhor futuro para a cidade e para o concelho”.

A resolução de “problemas que eram considerados insolúveis”, entre os quais a reabilitação do Fórum Municipal Luísa Todi e do Convento de Jesus, foi acentuada pela autarca.

Maria das Dores Meira apontou, igualmente, a aposta na valorização da cultura, com a criação de novos equipamentos, como a Casa da Cultura, a Galeria Municipal do Banco de Portugal e A Gráfica – Centro de Criação Artística, e a requalificação de outros, como a Casa do Corpo Santo e o Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A criação de condições para a prática desportiva, a reabilitação dos edifícios municipais e a instalação de serviços em novos edifícios e os projetos de cidadania participada, que “transformaram a vida das populações da Bela Vista e dos bairros do Grito do Povo e dos Pescadores”, também foram destacados.

Maria das Dores Meira invocou também a aposta em investimentos estruturantes, como Interface de Transportes de Setúbal, a inaugurar a 16 de setembro na Praça do Brasil, e a criação de bacias de retenção naquele que vai ser o futuro Parque Urbano da Várzea.

Da transformação da cidade faz ainda parte a reabilitação da frente ribeirinha e a revitalização da Baixa de Setúbal e da avenida Luísa Todi, indicou, duas zonas que “têm hoje enorme procura e atividade económica e turística geradora de emprego”.

Nesta matéria, é de salientar que, de acordo com os mais recentes dados estatísticos, o ganho médio mensal no concelho de Setúbal, em 2018, era já superior em 14 euros à média nacional, com um rendimento médio por pessoa de 1181 face aos 1167 no país, e o poder de compra per capita no concelho, em 2017, também era superior à media nacional.

As estatísticas do Instituto de Emprego e Formação Profissional indicam que, em julho de 2021, mês a que reportam os mais recentes números oficiais disponíveis, o número de desempregados no concelho era de 4768, quando no período homólogo em 2020 esse número era de 5240.

“Claro que, enquanto houver um desempregado, teremos de continuar a trabalhar para anular essa realidade. Esse foi o compromisso que sempre assumimos.”

A sessão solene de comemoração do Dia de Bocage e da Cidade contou com a assinatura de dois protocolos que permitem reforçar a cooperação entre o município de Setúbal e os municípios de Nanterre e de Bobigny, em França.

O protocolo de colaboração formalizado com a autarquia de Nanterre, representada na sessão solene pela vice-presidente Zahra Boudjemaï, dá seguimento a um trabalho de parceria iniciado em 2018.

O acordo visa o desenvolvimento de um vasto leque de ações e projetos nas áreas da saúde, inclusão e direitos sociais, democracia participativa, juventude, desporto, cultura e desenvolvimento económico.

“Com a aproximação das populações das duas cidades vamos fazer um trabalho de cooperação muito forte”, sublinhou Zahra Boudjemaï.

Com Bobigny, município francês representado pelo presidente Abdel Sadi, foi celebrado um protocolo de intenções que reforça a cooperação desenvolvida entre 2003 e 2013 entre os dois municípios.

Este trabalho consistiu, sobretudo, na visita e participação em reuniões com a população nos bairros multiculturais de Bobigny, o que permitiu uma partilha de conhecimentos útil para o desenvolvimento do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, em execução na zona da Bela Vista.

Abdel Sadi espera que este protocolo seja “muito vantajoso para as duas cidades e que seja aproveitado para retirar aprendizagens em áreas como desporto, juventude, cultura e igualdade e género”.

A sessão solene do Dia de Bocage e da Cidade culminou com uma homenagem a perto de cinco dezenas de trabalhadores que se aposentaram no último ano na Câmara Municipal de Setúbal.

Antes da sessão, decorreu a cerimónia do hastear da bandeira nos Paços do Concelho, acompanhada da interpretação do Hino do Município pelo Coro Afina Setúbal, a que se seguiu uma performance cénica pelo grupo TOMA e a deposição de flores na estátua de Bocage, acompanhada da atuação dos Toca a Rufar.

O programa das comemorações do Dia de Bocage e da Cidade na parte da manhã culminou com uma homenagem ao professor José Fernando Gonçalves, dinamizador do turismo de Setúbal e falecido em janeiro, no EcoParque do Outão, que passa a receber o seu nome.

Durante a tarde, os Paços do Concelho estão abertos a visitas da população, momentos que são acompanhados pela leitura de poemas de elementos da Casa da Poesia de Setúbal.

A Casa Bocage, edifício a que se atribui o local de nascimento do poeta setubalense, em 1765, está de portas abertas até às 19h00, para visitas à exposição “Bocage Polémico. Discutido. Genial” e para a performance “Antes do início de todas as possibilidades”, dinamizada por Mónica Garcia, no pátio.

O 15 de Setembro inclui ainda inaugurações de algumas novas instalações, designadamente o Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado, o novo e moderno espaço do Arquivo Municipal de Setúbal e as obras de requalificação do Estádio do Bonfim promovidas pelo município, incluindo novas lojas.

Entre as atividades culturais previstas regista-se, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento do livro “Vidro Desabitado”, de Joaquim Fernando Fitas, obra vencedora do XXI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, evento organizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e de Azeitão e que conta com o apoio da Câmara Municipal.

O historiador Diogo Ferreira conduz, às 21h00, na Casa do Largo, uma aula aberta subordinada ao tema “A Greve Geral Revolucionária de 18 de janeiro de 1934 à beira Sado: O descuido estratégico e a ausência da Barcelona portuguesa”.

A fechar as comemorações do Dia da Cidade, Deolinda de Jesus apresenta, às 21h30, na Casa da Baía, o novo álbum de fado, numa iniciativa que conta com Alfredo Santos e Marcelo Costa como convidados.

OUTROS EVENTOS ATÉ FINAL DO MÊS

No dia 16, a programação é dedicada aos mais pequenos com a oficina “Era uma vez… Um filme… Um Poeta”, a decorrer em duas sessões, às 10h00 e às 11h00, no Espaço 50 Cuts.

As inscrições para a atividade, dirigida aos alunos das escolas de 1.º ciclo do ensino básico, devem ser feitas até 10 de setembro pelo correio eletrónico 50cuts.cinema@gmail.com ou contacto telefónico 965 227 118.

No dia 17, há “Bocage à Solta”, na Casa da Baía, a partir das 21h00, com a exibição de uma curta-metragem, declamação de poesia e um momento musical, com a participação do PICA – Projeto de Intervenção Cultura e Artes.

A iniciativa, dinamizada pela 50 Cuts, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, União das Freguesias de Setúbal, PICA e Math is Good Studios, é de entrada gratuita. É necessária reserva pelo telefone 965 227 118 ou endereço 50cuts.cinema@gmail.com.

O programa de dia 17 termina com um concerto dos The Twist Connection, a partir das 21h30, defronte da Casa da Cultura, com entrada gratuita, após reserva pelo 265 236 168 ou rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

A 18, às 16h30, o Auditório José Afonso acolhe o 17.º Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense.

À noite, a partir das 20h30, Eugénio da Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, partilha histórias e percursos de vida numa iniciativa do ciclo A Casa da Poesia Convida, a decorrer no Forte de Albarquel.

A música está em destaque às 21h30, com os Plástica, em mais um concerto a decorrer defronte da Casa da Cultura, com reservas, gratuitas, pelo telefone 265 236 168 ou pelo endereço rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

Ao longo do dia 18, entre as 09h00 e as 20h00, defronte da Casa do Turismo, junto da Praça de Bocage, realiza-se a Mostra de Saberes e Sabores.

O evento, inicialmente previsto para o dia 15 e adiado devido à previsão de condições meteorológicas adversas, reúne a participação de produtores e artesãos locais que são a conhecer o que de melhor se produz na região.

O encontro “Conversas com Realizadoras”, dia 19, às 18h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, recebe a atriz São José Correia, que fala sobre a carreira que tem desenvolvido enquanto realizadora.

A sessão, de entrada livre, inclui a exibição de filmes da autoria da convidada.

No dia 19, às 21h30, no coreto da Avenida Luísa Todi, Noiserv atua para o público presente, num concerto que integra o projeto “Uma volta a Portugal em 8 coretos”.

A entrada para o espetáculo é gratuita, mas requer a realização de reserva através do endereço de correio eletrónico rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

O programa das Comemorações Bocagianas de 2021 termina com um concerto de Bonga no dia 30 de setembro, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O espetáculo esteve inicialmente previsto para o dia 11, mas foi reagendado em respeito pelo período de luto nacional decretado pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

Para o último evento cultural das comemorações, Bonga traz a Setúbal a essência da música angolana, acompanhado em palco por Joana Calunga, bailarina, Betinho Feijó, guitarra e direção musical, Ciro Bertini, acordeão, Hernâni Lagross, baixo, e Estêvão Gipson, bateria.

Os bilhetes para o espetáculo, com um custo de 15 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do fórum.

 

Documentos Relacionados