Comemorações Bocagianas | Estádio do Bonfim | Loja do Vitória

Uma ampla requalificação e abertura de espaços no Estádio do Bonfim, as novas instalações do Arquivo Municipal de Setúbal e a entrada em funcionamento de um centro social e cultural marcaram, no dia 15, parte das Comemorações Bocagianas.


Um dos pontos altos do Dia de Bocage e da Cidade, 15 de Setembro, foi a inauguração da requalificação promovida pela Câmara Municipal de Setúbal no Estádio do Bonfim, no âmbito da parceria de apoio desenvolvida com o Vitória Futebol Clube.

As comemorações do feriado municipal setubalense incluíram a entrada em funcionamento de espaços, alguns novos, outros remodelados, do Estádio do Bonfim, em intervenções, suportadas e conduzidas pelo município, como a renovação da Loja do Vitória e a criação de uma outra, de gestão da autarquia, intitulada “Setúbal abraça o Vitória”, para comercialização de produtos regionais.

As beneficiações, representando um investimento municipal de 500 mil euros, estenderam-se a mais áreas do estádio, que foi integralmente pintado e recebeu nova rede elétrica.

A zona da entrada principal, onde se encontram as lojas, foi embelezada com a remoção de estruturas publicitárias, além de ter sido instalada uma iluminação decorativa em todo o anel do estádio e implementado um sistema moderno e apelativo de sinalética e decoração exterior.

Os trabalhos incluíram a criação de um novo gabinete de gestão do estádio, um gabinete de atendimento aos sócios e uma bilheteira, além de ter sido instalada uma nova estrutura iluminada com as iniciais do Vitória Futebol Clube.

O presidente do clube sadino, Carlos Silva, emocionado no momento da inauguração, frisou que “o Vitória é hoje um clube diferente e um clube melhor. E se assim o é, há que agradecer a quem ajudou, que foi a Câmara Municipal de Setúbal”.

A cerimónia de inauguração incluiu o descerramento de uma placa comemorativa e a presença, entre vários populares e adeptos do clube, de várias personalidades do concelho, além do Executivo municipal e dos presidentes das juntas de freguesia de São Sebastião e da União das Freguesias de Setúbal.

Maria das Dores Meira sublinhou que o esforço da Câmara Municipal teve o objetivo de “proteger este [Vitória] que é também um símbolo de Setúbal”.

A presidente salientou que a autarquia será sempre parceira do clube, “no pleno respeito pelas decisões de quem é soberano no clube: os sócios e os órgãos sociais”.

Maria das Dores Meira assumiu, igualmente, ser “imprescindível proteger o que faz já parte da identidade” do concelho, tendo sido isso, acrescentou, o que a Câmara Municipal procurou ao dinamizar “um importante conjunto de beneficiações” no Estádio do Bonfim.

Arquivo Municipal com casa nova

As novas instalações do Arquivo Municipal de Setúbal, inauguradas no Dia de Bocage e da Cidade, têm uma capacidade de armazenamento de cerca de 3300 metros lineares e equipamento moderno para organização, armazenamento e preservação do depósito.

O serviço funciona agora no número 52 da Avenida dos Combatentes, um antigo edifício da Direção-Geral das Finanças, património datado de 1900 e que foi recuperado e preparado pela autarquia com as condições necessárias para acomodar o respetivo depósito.

“Com a sua instalação em melhores condições, estamos a reconhecer o valor dos arquivos no resgate da nossa história social, política, administrativa e cultural”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia de inauguração realizada durante a tarde.

O serviço é um arquivo de nível intermédio, uma vez que tem à guarda documentação que necessita ser arquivada, mas que poderá ter de ser requisitada e manuseada com maior frequência do que, por exemplo, espólio de cariz restritamente histórico.

O Arquivo Municipal recebe toda a documentação produzida no âmbito da Câmara Municipal, com uma grande amplitude de temas, embora predomine conteúdo relacionado com a área do urbanismo.

A adaptação do edifício na Avenida dos Combatentes implicou a criação de vários espaços, com destaque para uma área dedicada à consulta, uma sala de digitalizações, o depósito, a receção de documentação, a sala multiusos, o serviço educativo e o gabinete de arquivista.

“Estão, assim, criadas novas condições para melhor preservar a nossa memória coletiva e para que aqueles que com ela lidam diariamente tenham melhores condições de trabalho e os que dela necessitam possam consultá-la com mais facilidade e mais confortavelmente”, sublinhou Maria das Dores Meira.

A autarca destacou, com “um agradecimento muito particular”, a importância da equipa de colaboradores que garante a gestão do Arquivo, “que inclui um número assinalável de trabalhadores com necessidades especiais, demonstrativo da política de inclusão levada a cabo pela Câmara Municipal”.

Novo Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado

Ao início da tarde, também no âmbito das festividades do Dia de Bocage e da Cidade, foi inaugurado o novo Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado, equipamento que ocupa o edifício de uma antiga escola básica, cedida pela Câmara Municipal à junta de freguesia local.

Os trabalhos de adaptação do espaço, conduzidos pela Junta de Freguesia do Sado, com o apoio da Câmara Municipal, dotaram o novo polo com sala de reuniões e de apoio administrativo, uma área para exposições, sala de leitura e internet, cozinha e refeitório, um auditório e uma sala para atividades genéricas.

O presidente da Junta de Freguesia do Sado, Manuel Véstias, sublinhou na cerimónia de inauguração que o projeto nasceu do facto de a escola básica ter ficado obsoleta por falta de alunos naquele território.

“Vimos com a Câmara Municipal que esta escola não podia apodrecer. Por isso pedimos que nos cedesse a sua exploração. Aqui se fizeram homens e mulheres que comandam os destinos de muitos dos seus locais de trabalho. Este será o seu espaço, mas também o espaço para artistas, para os mais velhos, para os mais novos. Um espaço de todos”, frisou Manuel Véstias.

O projeto foi executado por administração direta, pelos trabalhadores da junta de freguesia, com desenho arquitetónico criado por técnicos municipais, além de a Câmara Municipal também ter prestado apoio técnico e facultado algum material de construção.

“Estamos perante um novo equipamento cultural e social que, aproveitando uma escola desativada, passa a ser um espaço vivo destinado a múltiplas atividades para as populações desta freguesia. Este é o papel do poder local: estar próximo das populações, compreender as suas necessidades e agir”, afirmou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

A autarca salientou a importância da política de proximidade na gestão do concelho, destacando o contributo vital que iniciativas como a descentralização de competências têm representado para a melhoria das condições de vida das populações.

“Se há algo de que, na Câmara Municipal de Setúbal, nos orgulhamos é o facto de, com todas as juntas de freguesia do concelho, termos vindo a construir, ano após ano, um modelo cada vez mais aperfeiçoado de descentralização de competências e dos respetivos meios financeiros para as executar”, frisou.

Maria das Dores Meira recordou que a Câmara Municipal transferiu para as juntas de freguesia, este ano, 4.988.928 euros, sendo que, para 2022, o valor ‘dispara’ para 5.960.105 euros nas áreas em que se acordaram as transferências de competências.

“Tudo isto para que a autonomia das nossas freguesias aumente; para que consigam também ter iniciativas como esta que aqui celebramos”, sublinhou.

 

Documentos Relacionados