Comemorações Bocagianas 2021 | Caminhos Com História - apresentação

A história cultural e social do concelho a partir de memórias de moradores dos bairros dos Pescadores e Grito do Povo é perpetuada num livro, apresentado a 14 de setembro, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, no âmbito das Comemorações Bocagianas 2021.


“Caminhos com História – Memórias dos Bairros dos Pescadores e do Grito do Povo” resulta da obtenção de testemunhos desenvolvidos no âmbito do GO – Grupo das Oficinas Colaborativas, projeto da autarquia implementado no território da Anunciada, com espaços de aprendizagem coletiva num conjunto de bairros tradicionais.

A obra, coordenada pelo município, com textos da socióloga Joana Iglésias Amorim e da antropóloga Vanessa Iglésias Amorim, residentes no Bairro dos Pescadores e participantes ativas das Oficinas Colaborativas, apresenta 16 testemunhos na primeira pessoa sobre memórias, quotidianos, percursos de vida e saberes curiosos.

O vereador com o pelouro dos Direitos Sociais na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, sublinhou “a participação e o envolvimento ativo da população” no projeto desenvolvido no território da Anunciada desde 2017.

Para o autarca, este é “um exercício de liberdade” que “traduz o respeito pelos direitos, pelos deveres, pelas instituições e pelas entidades, mas é principalmente o exercício pleno de democracia”.

A sessão de apresentação da nova publicação municipal, de distribuição gratuita, contou, igualmente, com o ator Almeno Gonçalves, que leu excertos de alguns dos testemunhos apresentados na obra recolhidos junto de mulheres e homens com idades compreendidas entre os 22 e os 88 anos.

A publicação, prefaciada pela socióloga Maria João Freitas, é uma oportunidade para o leitor conhecer a história da construção dos bairros e perceber o papel fundamental que o 25 de Abril teve na conquista de direitos sociais, nomeadamente o direito à habitação, além de se constituir como um recurso para a valorização futura do território.

A obra resulta das Oficinas Colaborativas, um projeto do Programa Municipal Viver Anunciada destinado à promoção de um roteiro sistemático de interações e de reconhecimento do território, mobilizando vontades e participação dos moradores.

As Oficinas Colaborativas são desenvolvidas desde 2017, no âmbito da candidatura “PRIA – Percursos em Rede para a Inclusão Ativa” – apresentada pela Câmara Municipal ao Programa Operacional da Região de Lisboa (Lisboa 2020), no quadro do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML).

 

Documentos Relacionados