Omiri

O espetáculo imersivo de Omiri, baseado nas raízes e memórias setubalenses, a 19 de setembro, às 21h00, defronte do Convento de Jesus, é um dos destaques do programa das Comemorações Bocagianas com atividades a decorrer até ao final do mês.


Omiri é um dos mais originais projetos de reinvenção musical de raiz portuguesa, baseando-se em recolhas de vídeos de músicos e paisagens sonoras que servem de inspiração à composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais.

Para Setúbal, Vasco Ribeiro Casais criou um espetáculo único, com a participação de vários convidados, com o objetivo de homenagear a identidade setubalense nestas comemorações do Dia de Bocage e da Cidade.

Defronte do Convento de Jesus, Omiri apresenta um espetáculo multimédia único, com recurso a videomapping, que proporciona uma experiência cultural imersiva e diferenciadora.

As entradas para o espetáculo, inicialmente agendado para a noite de 14 de setembro, entretanto adiado devido a condições meteorológicas adversas, são gratuitas, embora careçam de levantamento prévio de convites na Casa da Cultura.

O programa comemorativo organizado pela autarquia inclui, no dia 17, o evento “Bocage à Solta”, na Casa da Baía, a partir das 21h00, com a exibição de uma curta-metragem, declamação de poesia e um momento musical, com a participação do PICA – Projeto de Intervenção Cultura e Artes.

A iniciativa, dinamizada pela 50 Cuts, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, União das Freguesias de Setúbal, PICA e Math is Good Studios, é de entrada gratuita. É necessária reserva pelo telefone 965 227 118 ou endereço 50cuts.cinema@gmail.com.

O programa de dia 17 termina com um concerto dos The Twist Connection, a partir das 21h30, defronte da Casa da Cultura, com entrada gratuita, após reserva pelo 265 236 168 ou rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

A 18, às 16h30, o Auditório José Afonso acolhe o 17.º Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense.

À noite, a partir das 20h30, Eugénio da Fonseca, presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, partilha histórias e percursos de vida numa iniciativa do ciclo A Casa da Poesia Convida, a decorrer no Forte de Albarquel.

A música está em destaque às 21h30, com os Plástica, em mais um concerto a decorrer defronte da Casa da Cultura, com reservas, gratuitas, pelo telefone 265 236 168 ou pelo endereço rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

Ao longo do dia 18, entre as 09h00 e as 20h00, defronte da Casa do Turismo, junto da Praça de Bocage, realiza-se a Mostra de Saberes e Sabores.

O evento, inicialmente previsto para o dia 15 e adiado devido à previsão de condições meteorológicas adversas, reúne a participação de produtores e artesãos locais que são a conhecer o que de melhor se produz na região.

O encontro “Conversas com Realizadoras”, dia 19, às 18h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, recebe a atriz São José Correia, que fala sobre a carreira que tem desenvolvido enquanto realizadora.

A sessão, de entrada livre, inclui a exibição de filmes da autoria da convidada.

No dia 19, às 21h30, no coreto da Avenida Luísa Todi, Noiserv atua para o público presente, num concerto que integra o projeto “Uma volta a Portugal em 8 coretos”.

A entrada para o espetáculo é gratuita, mas requer a realização de reserva através do endereço de correio eletrónico rececao.casacultura@mun-setubal.pt.

O programa das Comemorações Bocagianas de 2021 termina com um concerto de Bonga no dia 30 de setembro, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O espetáculo esteve inicialmente previsto para o dia 11, mas foi reagendado em respeito pelo período de luto nacional decretado pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio.

Para o último evento cultural das comemorações, Bonga traz a Setúbal a essência da música angolana, acompanhado em palco por Joana Calunga, bailarina, Betinho Feijó, guitarra e direção musical, Ciro Bertini, acordeão, Hernâni Lagross, baixo, e Estêvão Gipson, bateria.

Os bilhetes para o espetáculo, com um custo de 15 euros, podem ser adquiridos na bilheteira do Fórum.

 

Documentos Relacionados