Film Fest | Rapsódia Satânica

As sessões de cinema com música ao vivo estão de regresso a Setúbal, de 12 a 24 de outubro, na terceira edição do Film Fest, com bandas sonoras exclusivas criadas, entre outros, por Mão Morta Redux, Tó Trips e Space Ensemble.


O certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com diversos apoios e parcerias, partilha o prazer de assistir filmes musicados no momento em sessões para todos os públicos a realizar no Fórum Municipal Luísa Todi, no Cinema Charlot – Auditório Municipal e em A Gráfica – Centro de Criação Artística.

A apresentação da terceira edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, realiza-se no dia 12, às 19h00, em A Gráfica, com várias intervenções e a exibição de “Convite à Viagem”, filme de Germain Dulac, musicado ao vivo por Sara Ribeiro e Alexandre Bernardo.

O evento, com secções dedicadas a “Ilustres Desconhecidos”, “Cinema Português”, “Grande Plano”, “Mulheres Pioneiras”, “Sessão Família” e “Sessões Escolares”, conta com as participações musicadas de Mão Morta Redux, Jorge Salgueiro, Helena Silva, Joaquim Pavão, Space Ensemble, Tó Trips, Filipe Cardoso, Charlie Mancini, Gonçalo Simões e Sara Ribeiro.

A sessão de abertura do festival está agendada para o dia 14, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a exibição de “Rapsódia Satânica”, filme de Nino Oxilia, musicado ao vivo por Mão Morta Redux e locução de intertítulos em português a cargo de Adolfo Luxúria Canibal.

No dia seguinte, a 15, às 21h30, o Cinema Charlot – Auditório Municipal recebe “Surdina”, filme de Rodrigo Areias, musicado por Tó Trips, enquanto a 16, no mesmo espaço e horário, são exibidos “Disco 957” e “A Concha e Clérigo”, de Germaine Dulac, com música interpretada por Helena Silva.

As sessões de cinematográficas musicadas ao vivo do Film Fest prosseguem no dia 20, igualmente no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com “Um Piano Afinado pelo Cinema”, cine-concerto para escolas, com apresentações às 11h00 e às 14h30, com música ao vivo a cargo de Filipe Cardoso.

Já no dia 21, o certame regressa ao Fórum Municipal Luísa Todi com a exibição, às 21h30, de “Terje Vigen”, de Victor Sjöström, filme com música de Jorge Salgueiro e musicado ao vivo na principal sala de espetáculos setubalense pelo Coro Setúbal Voz.

“Viagem a Marte”, filme dinamarquês de Holger-Madsen, passa na tela do Cinema Charlot – Auditório Municipal, a 22, pelas 21h30. A exibição deste filme, com música de Gonçalo Simões, são acompanhadas ao vivo por Gonçalo Simões, Josefina Alcaide e Pedro Carvalho.

A 23, há sessão dupla no Charlot, primeiro às 15h00, com a apresentação do atelier “Sonorização do Cinema Mudo”, com música de Charlie Mancini e musicado ao vivo por Charlie Mancini e utentes da APPACDM de Setúbal, depois às 21h30, com o filme “Dentre”, musicado ao vivo por Joaquim Pavão, Xavier Marques e Isabel Pinto.

A exibição de “As Aventuras do Príncipe Achmed”, de Lotte Reiniger, a 24, pelas 16h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com música e musicado ao vivo por Space Ensemble e locução de intertítulos em português por Célia David, do Teatro Animação de Setúbal, encerra o ciclo de exibições do certame.

As entradas para as sessões do Film Fest têm o custo de 5 euros para o público em geral e 4 euros para menores de 25 ou maiores de 65 anos. Há ainda o passe Film Fest, de acesso a todas atividades, por 20 euros, se adquirido até 30 de setembro, valor que passa 30 euros a partir de 1 de outubro.

Já a sessão família é gratuita para menores de 10 anos, enquanto a sessões escolas e terceira idade têm entrada livre mediante inscrição prévia para o endereço de correio eletrónico film.fest@mun-setubal.pt.

A terceira edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo conta ainda com um conjunto de atividades paralelas, incluindo as conversas sobre cinema com Mão Morta Redux, no dia 13, às 19h00, e Jorge Salgueiro, a 16, pelas 16h00, ambas a realizar na Casa da Cultura.

A Casa da Cultura recebe ainda, a 17, das 10h00 às 18h09, o workshop de caracterização “Hordas de Zombies”, pelos formadores João Rapaz e Catarina Santiago, enquanto na Casa d’Avenida, nos dias 16 e 23, das 11h00 às 13h00, há a oficina “Cinema de Animação em Recortes”.

As curtas-metragens nórdicas “A Governanta Pitosga” e “A Feiticeira e o Ciclista” são o ponto de partida para a oficina de sonorização “Misturadores de Sons”, nos dias 18, 19 e 20, a decorrer nas escolas, para alunos do secundário, com inscrições pelo correio eletrónico film.fest@mun-setubal.pt.

A terceira edição do Film Fest conta ainda com a oficina “Sonorização do Cinema Mudo”, nos dias 18 e 19, nas instalações da APPACDM de Setúbal, dinamizada por Charlie Mancini, para sonorizar os filmes “Voar sem motor” e “Charlot Maquinista”, utilizando instrumentos de percussão e sons corporais.

O Film Fest desenvolve e expande o formato do cine-concerto, exibindo filmes reconhecidos do público e abordando o cinema de autor, particularmente o mudo, dando, enfoque ao som e à música através do olhar criativo de vários artistas que, ao acompanharem ao vivo a exibição destas obras, criam bandas sonoras singulares.

O programa completo e detalhado do Festival de Cinema Musicado ao Vivo, assim como os preços e locais de aquisição de bilhetes, por ser consultado na página oficial do evento.