Festa da Ilustração 2021 | apresentação

A designer e ilustradora Marta Madureira está em foco na sétima edição da Festa da Ilustração com uma mostra na Casa da Cultura, a qual abre, a 2 de outubro, o certame setubalense dedicado aos desenhos.


A exposição “A Vida das Coisas (e ainda algumas coisas da vida)”, de entrada gratuita, tal como todas as outras iniciativas da Festa da Ilustração, tem inauguração marcada para 2 de outubro, às 15h00, e está patente até 28 de novembro na Galeria de Exposições da Casa da Cultura.

Além de Marta Madureira, a convidada principal deste ano do evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com várias parcerias, o programa da festa conta com mais de uma dezena de exposições de autores de diferentes gerações.

Em destaque na Casa da Cultura está o artista canadiano Pierre Pratt, o convidado estrangeiro desta edição, com a mostra “É tudo isto (e nada disto o que tinha a dizer)” no Espaço Ilustração, que abre também no dia 2, pelas 15h00, e que pode ser visitada pelo público até 28 de novembro.

Igualmente a 2, abrem mais três exposições do programa 2021 da Festa da Ilustração. “Desenhos em Cena”, que junta ilustrações de Lauro António, é inaugurada às 16h30 na Casa das Imagens e está patente ao público até 6 de novembro.

No segundo andar da Casa d’Avenida é exibida a mostra “Ir e Vir e Voltar com os Livros”, que fica disponível até 31 de outubro. A inauguração está marcada para as 16h00.

Já o ilustrador José Brandão, convidado especial da Festa da Ilustração, ocupa, a partir das 18h30 de dia 2 de outubro, a Galeria da Casa d’Avenida com a mostra “O Desenho da Ideia, com trabalhos relacionados com capas de discos da sua autoria, com particular destaque para “Coro dos Tribunais”, de José Afonso.

Associado a esta exposição está a reedição dos onze álbuns de José Afonso lançados originalmente entre 1968 e 1981 e indisponíveis no mercado há vários anos, cuja cerimónia vai acontecer em Setúbal em data e local ainda a anunciar.

No dia 8, às 19h00, na Casa do Largo, abre a exposição “Futurando”, em formato mais reduzido, com trabalhos de escolas superiores de artes selecionados por alunos e professores, os quais podem ser apreciados até 28 de novembro.

A 9, às 16h00, a Livraria Culsete revela o “Vírus”, de André Ruivo, um conjunto de reflexões sobre a pandemia, os quais podem ser apreciados até 31 de outubro.

Além da exposição “Vírus”, André Ruivo apresenta, a 17 de novembro, igualmente na Culsete, o livro com o título homónimo que compila as criações do ilustrador realizadas durante os períodos de confinamento motivados pela pandemia de covid-19.

Ainda a 9, às 17h00, a Casa Bocage exibe, até 30 de outubro, “Sai do Meu Filme”, com trabalhos de Tiago Manuel.

A artista contemporânea Marta Madureira, além da mostra principal na Casa da Cultura, ilustra também a Biblioteca de Azeitão com “Páginas de um Livro”. A mostra, que abre às 11h00 de dia 15 de outubro, mantém-se na biblioteca azeitonense até ao dia 30 de dezembro.

Já no dia 16, a partir das 15h00, o espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística recebe as mostras “Ilustração Portuguesa”, a qual conta, entre outros, com trabalhos de André Carrilho e de Nicolau, “Ver ao Perto” e “Ilustração de Espetáculo – FOmE no MAPS”, todas patentes até 14 de novembro.

Novidade no programa da Festa da Ilustração é a inclusão da mostra “Preto no Branco”, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, de homenagem a Vasco de Castro, ilustrador falecido em julho deste ano. A mostra, que abre às 16h30 de 16 de outubro, fica patente naquele espaço museológico até 28 de novembro.

No mesmo dia, às 18h00, na Galeria Municipal do 11, é inaugurada uma mostra de trabalhos do ilustrador veterano João Carlos Celestino Gomes que fica patente até 27 de novembro

O conjunto de exposições do certame fica completo com a abertura, a 23 de outubro, às 18h00, de “Heitor Nova My Human and I – Cartoons para sorrir de um gato que tinha um humano”, do ilustrador setubalense Zé Nova, mostra que inclui o lançamento de um livro e que fica patente até 28 de novembro no Zé Nova Atelier.

A edição 2021 da Festa da Ilustração conta ainda, além de mais de uma dezena de exposições, com várias atividades culturais, como uma sessão especial do ciclo Muito Cá de Casa dedicada ao certame com os convidados Marta Madureira e Jorge Silva, a 1 de outubro, às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

O evento também traz música. A 2 de outubro, às 21h30, defronte da Casa da Cultura, há um concerto com “Suave”, com reservas pelo correio eletrónico rececao.casacultura@mun-setubal.pt, enquanto a 9, pelas 18h30, na Casa do Lago, atua Mynda Guerra. As entradas são gratuitas para ambos os eventos.

Estão igualmente agendados três workshops, com a Casa d’Avenida a acolher, no dia 2, pelas 16h00, a oficina de ilustração “Perdidos e Achados”, com Yara Kono e Maria Remédio.

Já a Casa do Largo recebe, a 9 de outubro e a 6 de novembro, às 10h30, respetivamente, oficinas de “Ilustração”, com Sofia Lobato, e “Colagens”, por Paula Moita, ambas do ciclo Workshop do Mês, enquanto na Casa da Cultura, a 9 de outubro, às 15h30, decorre uma atividade de ilustração para a infância pela Casa Invisível.

Outro dos destaques da Festa da Ilustração 2021 passa pela Feira da Festa, a realizar ao longo de dois dias em A Gráfica – Centro de Criação Artística, com a participação de profissionais da área do design, a qual procura revelar e mostrar um género de bastidores da ilustração.

A Feira da Festa funciona a 16 de outubro das 15h00 às 21h00, dia em que há o evento “Tour de Force”, de Wagner e Tiago, às 21h00, enquanto a 17 está aberta das 15h00 às 20h00.

O espaço A Gráfica recebe ainda, no âmbito da programação da Festa da Ilustração, três sessões de um ciclo de cinema de animação, numa extensão do festival Indie Lisboa, as duas primeiras a 17 e a 31 de outubro, assim como outra a 7 de novembro, todas com início às 16h00.

Mais de uma dezena de exposições, workshops, música e cinema fazem a receita atrativa da Festa da Ilustração “É Preciso Fazer um Desenho?”, a qual, ano após ano, procura cativar a curiosidade do público na descoberta de figuras ímpares da ilustração nacional e internacional.

 

Documentos Relacionados