Cavala

Pratos especiais de cavala são apresentados, de 1 a 10 de outubro, nas ementas de mais de trinta restaurantes de Setúbal e em duas degustações comentadas, num evento gastronómico que inclui ainda uma visita guiada sobre conservas.


Esta edição Semana da Cavala, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, com apoios da Docapesca e do Turismo de Portugal, decorre em 33 restaurantes do concelho, que acrescentam à ementa diária pratos diversos à base deste pescado, do tradicional peixe assado no carvão às receitas inovadoras.

A Semana da Cavala proporciona, logo a abrir, uma degustação comentada pela chef Cristina Sá Marques, dia 1, às 19h00, na Casa da Baía, iniciativa do programa local comemorativo do Dia Mundial do Turismo.

A sessão, intitulada “Cavala e Turismo: Sabe Como É!”, de participação gratuita e lotação limitada a um máximo de 16 pessoas, tem inscrições a decorrer no correio eletrónico gape@mun-setubal.pt.

Blini com creme de ovas de cavala, tartar de cavala com maçã riscadinha, cavala com laranja e moscatel de Setúbal e vol-au-vent vitoriano de cavala e camarão são receitas servidas na sessão.

Outra das atividades do certame é a visita guiada “A Cavala nas Conservas”, dia 9, às 10h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, que aborda a importância deste peixe na indústria conserveira e na economia local.

A Semana da Cavala inclui nova degustação comentada no dia 10, às 18h00, na Casa da Baía, conduzida pelo chef Mauro Loureiro, formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, que estará acompanhado de dois alunos.

A sessão, organizada com o patrocínio da Docapesca, é igualmente de participação gratuita e lotação limitada, com inscrições no endereço gape@mun-setubal.pt.

As semanas gastronómicas realizadas ao longo do ano no âmbito da marca municipal “Setúbal Terra de Peixe” destinam-se a promover os produtos regionais, aliando o turismo à gastronomia, e a dinamizar a economia e a restauração locais.

Nesta Semana da Cavala participam os restaurantes 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega do Zé, Bombordo, Cais 56, Calhabem, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Ferribote, Flórida, Ivomar, Mar Azul, Novo 10 e Novo Capote.

Os restantes aderentes são O Alface, O Convés, O Douradinho, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Rebarca, O Migas, O Sonho, Xtoria, Restinguinha, Solar do Marquês, Taberna do Largo, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish.