Lidl Setúbal Triathlon

As olímpicas Diana Durães e Melanie Santos fazem parte do leque de triatletas que, a 3 de outubro, abraçam o desafio de superação do Lidl Setúbal Triathlon 2021, competição de triatlo longo com segmentos de natação, ciclismo e corrida.


Diana Durães, atleta do Sport Lisboa e Benfica, é recordista nacional nos 200, 400 e 800 metros livres, em natação, enquanto Melanie Santos, do mesmo clube, conta com vários títulos europeus e mundiais no escalão de sub-23. Ambas participaram nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Mariana Machado, do Sporting Clube de Braga, filha da antiga atleta olímpica Albertina Machado, também participa na prova setubalense. A triatleta, eleita em 2019 Jovem Promessa do Ano pela Confederação de Desporto Português, conta com vários títulos europeus no escalão de juniores.

Entre o leque de participantes destaque ainda para a participação do triatleta vencedor das últimas edições do Lidl Setúbal Triathlon, João Ferreira, atualmente a representar o Clube de Natação e Triatlo de Lisboa, assim como Ana Filipa Santos, do Rio Maior Triatlo, que também já triunfou em Setúbal.

A competição desportiva, uma organização conjunta da HMS Sports e da Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal e vários patrocínios, tem início às 08h00, a partir do Parque Urbano de Albarquel, com o segmento de natação, realizado numa volta única de 1,9 quilómetros.

A partida da prova de natação é feita em sistema de rolling start, o qual distribui os participantes de acordo com o tempo previsto para concluírem o percurso de natação, com largadas a cada dez segundos para seis triatletas, o que permite aumentar a segurança e melhorar os tempos e a experiência dos atletas.

Após o percurso aquático, os atletas prosseguem para a área de transição instalada no Parque Urbano de Albarquel, para a prova de ciclismo, com um percurso de 90 quilómetros, entre a cidade e a Serra da Arrábida, o qual apresenta uma alteração relativamente ao percurso originalmente definido.

A novidade relaciona-se com o troço do Alto da Guerra, com aproximadamente sete quilómetros, que era percorrido na segunda volta, o qual é eliminado e substituído por dois troços de 3,5 quilómetros, um por volta, na zona da Arrábida, mais propriamente num novo retorno entre a Praia da Rasca e a povoação de Vale da Rasca.

A competição de ciclismo culmina na Avenida Luísa Todi, local no qual está instalada uma outra zona de transição para os triatletas abraçarem o último desafio do Lidl Setúbal Triathlon 2021, uma corrida feita num percurso plano e asfaltado, com um total de 21,097 quilómetros, com meta na Avenida Luísa Todi.

A nível de prémios, além da atribuição de medalhas a todos os participantes que terminem as três provas do Lidl Setúbal Triathlon 2021, são distinguidos os melhores triatletas masculinos e femininos na classificação geral, por grupos etários, assim como as melhores equipas e estafetas.

Além da vertente desportiva, com cerimónia de atribuição de prémios prevista para as 13h00, o evento proporciona, nos dias 2 e 3 de outubro, ao longo de todo o dia, no Auditório José Afonso, a Expo Race Village, para expositores de marcas e produtos relacionados com o triatlo.

O Lidl Setúbal Triathlon 2021 motiva, nos dias 2 e 3 de outubro, interdições e condicionamentos ao trânsito automóvel em várias avenidas e ruas da cidade, os quais podem ser consultados nesta ligação.