Outubro Rosa | Rotunda dos peixes

Setúbal associa-se ao movimento de prevenção do cancro da mama Outubro Rosa 2021, a decorrer ao longo do mês, com um conjunto de iniciativas que procuram sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce desta doença oncológica.


A campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro, promovida na cidade pelo Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, conta com o envolvimento da Câmara Municipal de Setúbal na dinamização de várias atividades de sensibilização.

Para assinalar o mês da prevenção do cancro da mama, a Rotunda dos Peixes, formada pelas interseções das avenidas 22 de Dezembro, Mariano de Carvalho e Rua Jorge de Sousa, nas imediações da estação dos correios, recebe uma iluminação decorativa a rosa, já a partir de do dia 1 de outubro.

A iluminação decorativa especial, que fica patente ao longo de todo o mês naquela rotunda, conta com um momento simbólico de inauguração, a 6 de outubro, pelas 19h00, com a participação do vereador com o pelouro da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira.

Outra das ações dinamizadas em Setúbal no âmbito desta campanha de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama envolve os comerciantes da Baixa, os quais são desafiados a decorar as montras das respetivas lojas em tons de rosa ao longo de todo o mês.

O Outubro Rosa conta ainda com um outro evento, o Dia das Sopas, a 30 de outubro, no pátio exterior da Casa da Baía, um concurso gastronómico que procura sensibilizar para a importância da alimentação saudável e que inclui uma exposição de painéis de pinturas alusivos à prevenção do cancro da mama e à alimentação.

O Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito desta campanha, desafia ainda aa pessoas do mesmo agregado familiar ou coabitantes a assinalar, em pequenos grupos, o Outubro Rosa 2021 com a realização de caminhadas com a t-shirt oficial do evento.

A t-shirt está disponível nas instalações do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Rua Gama Braga, mediante o pagamento de um donativo de cinco euros e, para divulgar a onda rosa, os participantes podem partilhar imagens nas redes sociais com os tags #GASET, #outubrorosa e #ligacontracancro.

O movimento Outubro Rosa, assinalado durante o mês, nasceu para sensibilizar para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, em paralelo com as efemérides do 15 de outubro, Dia da Saúde da Mama, e o 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Todos os anos, a Câmara Municipal de Setúbal, através do Gabinete de Saúde, promove, em colaboração com o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e com as autoridades locais de saúde, diversas ações com informação relevante sobre a doença.