Outubro Rosa | Concurso de Sopas

O movimento nacional de prevenção do cancro da mama “Outubro Rosa” 2021, com atividades em Setúbal a decorrer até ao final do mês, reserva, no dia 30, um concurso e degustação de sopas e fruta na Casa da Baía.


Esta iniciativa gastronómica é uma das ações da campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro, promovida na cidade pelo Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com o envolvimento da Câmara Municipal de Setúbal.

O concurso de sopas, que procura sensibilizar para a importância da alimentação saudável, está aberto à participação, devendo os interessados inscrever-se pelo contacto 912 005 109.

As sopas devem ser entregues na Casa da Baía, no próprio dia do evento, pelas 11h30, acabadas de confecionar e numa panela de pelo menos cinco litros, as quais são doadas à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Por um donativo de cinco euros, a população pode degustar as diferentes sopas a concurso e provar um dos muitos sumos naturais preparados pela equipa de voluntários desta iniciativa.

No evento solidário, é ainda possível adquirir sacos de pano “talegos” criados por utentes da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, com fruta da época, para apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O concurso de sopas conta ainda, no pátio interior da Casa da Baía, no qual decorre a degustação, inclui uma exposição de painéis de pinturas alusivos à prevenção do cancro da mama e à alimentação saudável.

Para assinalar o mês da prevenção do cancro da mama, a Rotunda dos Peixes, formada pelas interseções das avenidas 22 de Dezembro, Mariano de Carvalho e Rua Jorge de Sousa, nas imediações da estação dos correios, está com iluminação decorativa a rosa,

O movimento Outubro Rosa sensibiliza para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, em paralelo com as efemérides do 15 de outubro, Dia da Saúde da Mama, e o 30 de outubro, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Todos os anos, o município, através do Gabinete de Saúde, promove, em colaboração com o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro e com as autoridades locais de saúde, diversas ações com informação relevante sobre a doença.