Film Fest 2021 | Surdina - Tó Trips

Bandas sonoras exclusivas criadas por Mão Morta Redux, Tó Trips, Helena Silva, Sara Ribeiro e Alexandre Bernardo deram música às primeiras sessões de cinema da terceira edição do Film Fest, a decorrer até dia 24 de outubro.


O Film Fest, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com diversos apoios e parcerias, partilha o prazer de assistir a filmes musicados no momento, com temas originais criados exclusivamente para cine-concertos destinados a todos os públicos.

No dia 15, Tó Trips deu música ao filme “Surdina”, de Rodrigo Areias, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, e a 16, no mesmo espaço, Helena Silva deu vida a “Disco 957” e “A Concha e Clérigo”, filmes da francesa Germaine Dulac, pioneira do feminismo e do surrealismo no cinema.

Germaine Dulac esteve também em destaque no primeiro cine-concerto da edição deste ano do Film Fest, realizado no dia 12, em A Gráfica – Centro de Criação Artística, com música por Sara Ribeiro e Alexandre Bernardo.

A sessão de abertura do festival, realizada no dia 14, no Fórum Municipal Luísa Todi, exibiu “Rapsódia Satânica”, de Nino Oxilia, que ganhou vida com música ao vivo por Mão Morta Redux e locução de intertítulos em português a cargo de Adolfo Luxúria Canibal.

Os primeiros dias do evento contaram ainda com uma conversa sobre cinema, a 13, que teve como oradores convidados os Mão Morta Redux, e oficinas dedicadas à sétima arte.

Os formadores João Rapaz e Catarina Santiago deram dicas sobre caracterização, no dia 17 na Casa da Cultura, no workshop “Hordas de Zombies”, enquanto na Casa d’Avenida, a 16, realizou-se a oficina “Cinema de Animação em Recortes”, que tem uma nova sessão no dia 23, das 11h00 às 13h00.

A terceira edição do Film Fest prossegue a 18 de outubro com o início da oficina de sonorização “Misturadores de Sons”, que tem como ponto de partida a exibição das curtas-metragens nórdicas “A Governanta Pitosga” e “A Feiticeira e o Ciclista, a decorrer até dia 20 nas escolas do concelho, para alunos do secundário.

Já nas instalações da APPACDM de Setúbal decorre nos dias 18 e 19 a oficina “Sonorização do Cinema Mudo” dinamizada por Charlie Mancini, para sonorizar os filmes “Voar sem motor” e “Charlot Maquinista”, utilizando instrumentos de percussão e sons corporais.

As sessões cinematográficas musicadas ao vivo do Film Fest prosseguem a 20 de outubro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com “Um Piano Afinado pelo Cinema”, cine-concerto para escolas, com apresentações às 11h00 e às 14h30, com música ao vivo a cargo de Filipe Cardoso.

No dia 21, o certame regressa ao Fórum Municipal Luísa Todi com a exibição, às 21h30, de “Terje Vigen”, de Victor Sjöström, filme com música de Jorge Salgueiro e musicado ao vivo na principal sala de espetáculos setubalense pelo Coro Setúbal Voz.

“Viagem a Marte”, filme dinamarquês de Holger-Madsen, passa na tela do Cinema Charlot – Auditório Municipal, a 22, pelas 21h30. A exibição deste filme, com música de Gonçalo Simões, é acompanhada ao vivo por música de Gonçalo Simões, Josefina Alcaide e Pedro Carvalho.

A 23, há sessão dupla no Charlot, primeiro às 15h00, com a apresentação do atelier “Sonorização do Cinema Mudo”, com música de Charlie Mancini e musicado ao vivo por Charlie Mancini e utentes da APPACDM de Setúbal, depois às 21h30, com “Dentre”, musicada ao vivo por Joaquim Pavão, Xavier Marques e Isabel Pinto.

A exibição de “As Aventuras do Príncipe Achmed”, de Lotte Reiniger, a 24, pelas 16h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com música ao vivo por Space Ensemble e locução de intertítulos em português por Célia David, do Teatro Animação de Setúbal, encerra o ciclo de exibições do certame.

As entradas para as sessões do Film Fest têm o custo de cinco euros para o público em geral e quatro para menores de 25 ou maiores de 65 anos. Há ainda o passe Film Fest, de acesso a todas atividades, por trinta euros.

Já a sessão família é gratuita para menores de 10 anos, enquanto a sessões escolas e terceira idade têm entrada livre mediante inscrição prévia para o endereço de correio eletrónico film.fest@mun-setubal.pt.

A terceira edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo conta ainda com mais uma conversa sobre cinema com Jorge Salgueiro, no dia 23, pelas 16h00, na Casa da Cultura.

O Film Fest desenvolve e expande o formato do cine-concerto, exibindo filmes reconhecidos do público e abordando o cinema de autor, particularmente o mudo, dando, enfoque ao som e à música através do olhar criativo de vários artistas que, ao acompanharem ao vivo a exibição destas obras, criam bandas sonoras singulares.

O programa completo do Festival de Cinema Musicado ao Vivo, assim como os preços e locais de aquisição de bilhetes, por ser consultado na página oficial do evento, em www.festivalfilmfest.com/.