Octeto de Sopros da Banda da Armada

Um festival original apresenta música de câmara tocada por militares e agentes da autoridade em concertos gratuitos, que decorrem em Setúbal entre os dias 7 e 28 de novembro.


A 1.ª edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, enquadra-se no programa Convento ConVida, de promoção de música erudita na Igreja de Jesus, com concertos às 11h30.

O evento tem início no dia 7 de novembro, com um concerto pelo Octeto de Sopros da Banda da Armada.

A formação interpreta “A Chegada da Rainha de Sabá”, de Händel, “Octeto Op. 103”, de Beethoven, “Octeto em Fá Maior, D. 72”, de Schubert, e de “Three Shanties”, de Malcolm Arnold, com arranjos de João Pereira.

O Octeto de Sopros da Banda da Armada, originária do período do Classicismo Musical, é formado por pares de instrumentos, normalmente os solistas das orquestras ou bandas de onde provêm, concretamente dois oboés, dois clarinetes, dois fagotes e duas trompas.

O segundo concerto, a 13, reserva uma atuação pelo Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da PSP.

Dia 20, a Igreja do Convento de Jesus recebe o Quarteto de Saxofones da Banda de Música da Força Aérea.

A 1.ª edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança encerra com dois concertos no último fim de semana de novembro.

A 27, o Ensemble de Sopros da Banda Sinfónica do Exército mostra um programa essencialmente associado à HarmonieMusik.

Fazem parte do reportório, a Serenata K. 361 “Gran Partita”, de Mozart, e “A Britten Celebration” do compositor Sérgio Azevedo.

Dia 28, o encerramento é feito com o Quarteto de Cordas da Banda Sinfónica da GNR.

As reservas para cada espetáculo devem ser feitas no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, que funciona de terça-feira a sábado das 10h00 às 18h00 e aos domingos das 15h00 às 19h00, com o telefone 969 754 106.