Obras Rua dos Arcos - novas soluções de mobilidade

A Rua dos Arcos, na zona do Montalvão, na qual está em curso uma operação urbanística de larga escala, ganha mais soluções de mobilidade com a decisão de abertura de dois sentidos de trânsito e de criação de uma rotunda.


Este novo desenho resulta da atualização recente do projeto, liderado pela Câmara Municipal de Setúbal, de requalificação da zona, com reforço da atratividade e da qualidade de vida urbana.

Uma das novidades é a abertura dos dois sentidos de circulação na Rua dos Arcos, a qual passa a contemplar trânsito em ambos as direções no acesso, atualmente encerrado, entre a Baixa e a movimentada Avenida da Europa.

Para concretizar esta ação, a autarquia vai executar o alargamento de um troço da Rua dos Arcos com cerca de 100 metros lineares compreendido entre a Ribeira da Figueira e a Quinta da Pontinha.

Esta operação, que materializa um acréscimo de cerca de 150 mil euros ao investimento inicial da obra, orçado em perto de meio milhão de euros, traduz-se na melhoria das condições de segurança e circulação urbana.

A entrada em funcionamento dos dois sentidos de trânsito neste troço assegura mais uma alternativa de entrada no principal eixo distribuidor da cidade, a Avenida da Europa, o que resulta numa maior redistribuição do tráfego.

A operação de alargamento de um troço da Rua dos Arcos, com a duração prevista de três meses, contempla ainda a criação de mais um percurso de ciclovia, de novos passeios e de uma bolsa de estacionamento automóvel.

A implementação de dois sentidos de circulação na totalidade da Rua dos Arcos implica a construção de uma rotunda, na zona de confluência com as ruas Oliveira Martins e Jorge de Sousa, para garantir a fluidez de trânsito.

A execução da obra de requalificação urbana da zona, a qual incide nas ruas dos Arcos e Jorge de Sousa, iniciou-se no subsolo, com a modernização das redes de saneamento, drenagem e abastecimento de água.

A nível de saneamento, foi construída uma nova rede de coletores separativa, ou seja, uma para águas residuais domésticas e outra para águas residuais pluviais, o que se traduz numa melhoria a nível ambiental.

O sistema de drenagem de águas pluviais nestes arruamentos também foi beneficiado, com a instalação de uma nova rede de coletores dedicada, incluindo sumidouros, para aumentar o escoamento de superfície.

A infraestrutura de abastecimento de água foi intervencionada, o que se traduz na melhoria do serviço prestado à população, tendo sido instalados pontos de hidrantes de incêndio e executados novos ramais de abastecimento.

O projeto traz, ainda, um desenho urbanístico renovado à superfície, já concretizado em vários troços da Rua dos Arcos, com novas soluções de mobilidade e usufruto do espaço público.

Destaque para zonas pedonais mais amplas e confortáveis, incluindo o reforço da estrutura verde, assim como para a execução de mais um troço de ciclovia para ligar a Avenida 22 de Dezembro ao Jardim da Algodeia.

Já se encontram instalados novos pontos de recolha de resíduos sólidos urbanos e pilaretes para eliminação de situações de estacionamento abusivo e desordenado.

Outra das vantagens deste projeto, com conclusão global prevista para junho de 2022, resulta na criação de mais bolsas de estacionamento automóvel, com lugares definidos em formato misto, longitudinal e transversal, ao longo da Rua dos Arcos.

Esta intervenção, de execução prolongada, motiva condicionamentos durante o decorrer dos trabalhos, pelo que a Câmara Municipal de Setúbal lamenta os eventuais transtornos para os moradores e, em particular, para os comércios e serviços da zona envolvida.