Receção à Comunidade Educativa 2021

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, assumiu no dia 28 de outubro, numa cerimónia de receção à comunidade educativa, o compromisso de prosseguir a estratégia de melhoria das condições do ensino no concelho.


“Somos uma cidade educadora onde todos contam. Cá estaremos para criar as melhores condições para que o processo educativo no concelho seja da maior qualidade. Esse é o nosso mais forte compromisso”, assegurou o autarca.

André Martins falava no Convento de Jesus, onde participou na Receção à Comunidade Educativa, durante a qual considerou o modelo da transferência de competências da Educação para os municípios como “um processo mal conduzido”, por não acautelar a respetiva comparticipação financeira.

É um processo feito a régua e esquadro, sem atender a especificidades como o inevitável crescimento da carga administrativa que as câmaras municipais vão ter de suportar para gerir todo o pessoal das escolas e o inevitável aumento de custos não previstos em nenhum quadro de transferências financeiras”, vincou o presidente do município.

Em relação aos compromissos para o atual mandato, apontou o alargamento progressivo da educação pré-escolar para crianças a partir dos 3 anos, assim como a exigência ao Governo da construção de uma escola secundária que sirva a população de Azeitão.

“Num tempo em que se assiste a alguma demonização do que são reivindicações justas e necessárias, assumimos que vamos, também, continuar a exigir a construção de uma escola secundária para que as crianças de Azeitão não tenham de ir para Setúbal, Sesimbra ou Palmela para poderem continuar os estudos”, afirmou.

André Martins garantiu, igualmente, que o município vai continuar a reivindicar a construção de pavilhões gimnodesportivos na Secundária D. Manuel Martins e na EB de Azeitão, de 2.º e 3.º ciclos, estabelecimentos sob a tutela da administração central.

Essas ações inserem-se na estratégia de qualificação e modernização do parque escolar, processo que, recentemente, como o autarca mencionou, registou significativas intervenções municipais, como a extensa requalificação da EB n.º 2 de Santa Maria a instalação de uma biblioteca climatizada na EB do Montalvão-Laranjeiras.

O autarca apontou ainda a conclusão da operação de substituição de coberturas de fibrocimento nas escolas básicas de Aranguez, Santa Maria da Graça e Amoreiras e as intervenções de pinturas e arranjos interiores e exteriores em diversas escolas do concelho.

A aquisição e montagem de mais 12 quadros interativos em nove escolas do 1.º ciclo do ensino básico, a instalação de 150 computadores novos para todos os estabelecimentos e a compra de equipamento de cozinhas nas escolas básicas da Brejoeira e do Peixe Frito foram outros dos mais recentes exemplos do investimento municipal em matéria de Educação sublinhados pelo autarca.

A cerimónia de convívio da comunidade educativa, organizada anualmente pela autarquia, na qual marcaram ainda presença membros do Executivo municipal e presidentes de juntas de freguesia, entre outras individualidades, contou com diversos apontamentos musicais pela Capricho Dixie Band, um beberete e a oferta de publicações municipais aos convidados.

Até ao final do ano, o Programa de Receção à Comunidade Educativa inclui um conjunto de atividades, como momentos de lazer, divulgação de recursos educacionais e promoção do património natural e cultural existente no concelho.