Fado

Sete fadistas mostram talento em competição, a 6 de novembro, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, na segunda semifinal do XIII Concurso de Fado de Setúbal.


O espetáculo, com início às 21h30, conta com as participações Amabélio Pereira, 55 anos, de São Brás de Alportel, Hugo Prazeres, 46, Sintra, Inês Coito, 16, Lisboa, Joana Camões, 30, Torres Vedras, Maria de Jesus Ferreirinha, 63, Alcácer do Sal, Pedro Conceição, 22, Setúbal, e Sara Augusto, 48, da Moita.

Destes sete candidatos, apenas os três melhores podem conquistar um lugar na gala final da décima terceira edição do concurso organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense, a qual se realiza a 13 de novembro.

Os participantes nesta segunda semifinal do evento organizado com o apoio da União das Freguesias de Setúbal são avaliados por um júri composto por Helena Mendes, em representação da Câmara Municipal de Setúbal, Amílcar Caetano, da Capricho Setubalense, e a fadista Joana Lança.

As entradas para a segunda semifinal custam cinco euros, enquanto a gala final, na qual já estão os fadistas Mafalda Vasques, 25 anos, de Beja, Miguel Dias, 17, Barreiro, e Vanessa Santos, 33, Lisboa, fica por dez euros, com reservas pelo endereço capricho.setubalense@gmail.com.

O evento, organizado com o apoio da União das Freguesias de Setúbal, atribui prémios monetários aos participantes e distingue o melhor fadista, de acordo com avaliação feita pelo júri e, também, pelo público, que também tem uma palavra a dizer para eleger o fadista preferido.

O vencedor do XIII Concurso de Fado de Setúbal recebe um prémio no valor de 600 euros e o convite para integrar o cartaz musical da Feira de Sant’Iago 2022. Os fadistas classificados no segundo e no terceiro lugares arrecadam 400 e 300 euros, respetivamente.

Os classificados em quarto, quinto e sexto lugares recebem, cada um, 100 euros. O vencedor do Prémio do Público tem direito a 150 euros e a atuar na Feira de Sant’Iago 2022. Já o melhor fadista do concelho de Setúbal é distinguido com uma menção honrosa.

O Concurso de Fado de Setúbal, de âmbito nacional, realizado desde 2009, destina-se à projeção de novos fadistas e à divulgação de um dos estilos musicais portugueses mais importantes, considerado, desde 2011, Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

 

Documentos Relacionados