Rota Clandestina | Estreia de "Amore" em Modena, Itália - peça de Pippo Delbono

A peça de teatro “Amore”, nova criação do artista italiano Pippo Delbono que foi preparada em Setúbal no âmbito do projeto municipal Rota Clandestina, de promoção de residências artísticas, estreou-se no dia 28 de outubro, em Modena, Itália.


Pippo Delbono esteve em Setúbal entre os dias 17 de junho e 3 de julho para procurar inspiração e realizar um conjunto de ensaios, dois dos quais abertos ao público, que permitiram desenvolver a peça “Amore”, sobre a busca pelo amor que conduz a vida das pessoas.

A nova produção do ator italiano, que conta no elenco com o músico Pedro Joia e o fadista Miguel Ramos, portugueses, e a cantora angolana Aline Frazão, estreou-se no Teatro Sorchi, Modena, numa sessão que contou com a presença de uma delegação da Câmara Municipal de Setúbal a convite da Emilia Romagna Teatro Fondazione.

“Amore” enquadra-se na estratégia do município de afirmação da marca Cidade da Criação Artística e no projeto cultural Rota Clandestina, com direção de Renzo Barsotti, que consiste na realização de residências artísticas por parte de companhias e artistas nacionais e estrangeiros.

A nova peça de Pippo Delbono, criada em Setúbal e imbuída de elementos portugueses, entra agora em digressão e leva o nome da cidade a vários países europeus, como França, Turquia, Bélgica e Espanha. Está também prevista uma apresentação do espetáculo em Lisboa.

“Amore” tem como coprodutores associados, além da Câmara Municipal de Setúbal, São Luiz Teatro Municipal, Pirilampo Artes Lda, e Ministério da Cultura, de Portugal, Fondazione Teatro Metastasio di Prato, de Itália, Teatro Coliseo, Buenos Aires, Instituto Italiano di Cultura di Buenos Aires, ItaliaXXI, da Argentina, Théâtre de Liège, da Bélgica, Les 2 Scènes – Scène Nationale de Besançon, de França, e Ministério da Cultura de Itália.

No âmbito da deslocação a Modena para a estreia da peça, a delegação do município de Setúbal participou em encontros com diversas entidades culturais e com a autarquia local.

Houve ainda uma reunião com a Fundação ATER, da região Emilia-Romagna, que permitiu estabelecer pontos de contactos para futuras criações que envolvam criadores e artistas setubalenses das mais variadas manifestações artísticas em projetos cofinanciados pela União Europeia, e discutir parcerias locais.