Seis fadistas, oriundos de vários pontos do país, disputam no dia 13, a partir das 21h30, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, a gala final do XIII Concurso de Fado de Setúbal.


A lista de finalistas, definida após a realização de duas semifinais, é constituída por Pedro Conceição, 22 anos, de Setúbal, Amabélio Pereira, 55, de São Brás de Alportel, Joana Camões, 30, de Torres Vedras, Mafalda Vasques, de 25 anos, de Beja, Miguel Dias, 17, do Barreiro, e Vanessa Santos, 33, de Lisboa.

Os participantes são avaliados por Helena Mendes e Amílcar Caetano, em representação da Câmara Municipal de Setúbal e da Capricho Setubalense, respetivamente, e, como convidado, o fadista Tiago Correia, que também atua durante o serão.

O primeiro classificado recebe um prémio no valor de 600 euros e o convite para integrar o cartaz musical da edição de 2022 da Feira de Sant’Iago. Os fadistas classificados no segundo e no terceiro lugares arrecadam 400 e 300 euros, respetivamente.

Os classificados em quarto, quinto e sexto lugares recebem, cada um, 100 euros. O vencedor do Prémio do Público, além de arrecadar 150 euros, tem a oportunidade de atuar na próxima edição da Feira de Sant’Iago. O participante eleito melhor fadista do concelho de Setúbal é distinguido com uma menção honrosa.

O XIII Concurso de Fado de Setúbal é organizado em parceria pela Câmara Municipal e a Capricho Setubalense, que contam ainda com o apoio da União das Freguesias de Setúbal.

Os bilhetes para a final do evento custam cinco euros e podem ser reservados pelo endereço capricho.setubalense@gmail.com.

Realizado desde 2009, o concurso de Fado de Setúbal destina-se à projeção de novos fadistas e à divulgação daquele que é um dos estilos musicais mais marcantes da cultura portuguesa, considerado, desde 2011, Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

 

Documentos Relacionados