Marcha das Cidades Educadoras

O município de Setúbal associa-se à marcha coletiva “A cidade educadora não deixa ninguém para trás”, iniciativa que assinala, a 30 de novembro, o Dia Internacional das Cidades Educadoras.


A marcha tem início às 10h30 e decorre entre a Biblioteca Pública Municipal e os Paços do Concelho, na Praça de Bocage.

Segue-se a leitura pública do Manifesto dos Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras e o hastear da bandeira das Cidades Educadoras.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras é uma plataforma mundial de aprendizagem em que os municípios partilham conhecimentos e boas práticas nas áreas da educação e da cidadania.

Os membros têm acesso a duas ferramentas de trabalho, a Carta das Cidades Educadoras, documento orientador e compromisso formal adotado por todos na adesão, e o Banco Internacional de Documentos das Cidades Educadoras, base de dados com informações sobre os programas de atuação geral no âmbito das políticas educadoras desenvolvidas, integrando, igualmente, projetos educadores dos vários municípios.

O movimento das cidades educadoras teve início em 1990 no “I Congresso Internacional de Cidades Educadoras”, em Barcelona, Espanha. Em 1994, formalizou-se como Associação Internacional das Cidades Educadoras, criada oficialmente na terceira edição do congresso, em Bolonha, Itália.