Nosso Bairro, Nossa Cidade | 6.º Encontro de Moradores - reuniões preparatórias - Forte da Bela Vista

Um conjunto de reuniões realizadas entre os dias 6 e 21 de novembro, nos cinco bairros abrangidos pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, preparou o 6.º Encontro de Moradores, agendado para dia 28 de novembro.


No evento, a decorrer a partir das 15h30, na Escola Secundária da Ordem de Sant’Iago, além de fazerem o ponto de situação das propostas apresentadas no 5.º encontro, realizado em 2019, os moradores debatem, avaliam e definem prioridades e planos de ação para o desenvolvimento de projetos nos próximos dois anos.

Cerca de duas centenas de moradores definiram o novo plano de trabalho para 2021-2023 em reuniões realizadas nos dias 6, 7, 14, 20 e 21 de novembro, em cada um dos cinco bairros abrangidos pelo programa municipal Nosso Bairro Nossa Cidade.

Foi definido um total de 113 propostas a apresentar no 6.º encontro por interlocutores eleitos em cada bairro para aprovação e estabelecimento de compromisso de trabalho entre os moradores, a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia São Sebastião.

As reuniões preparatórias constituíram, igualmente, uma oportunidade para analisar o percurso realizado desde 2012 pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade.

A comissão organizadora fez um balanço muito positivo do trabalho desenvolvido, em particular nos últimos dois anos, tendo em conta que 80 por cento das propostas do 5.º Encontro de Moradores foram executadas ou estão em curso, apesar do quadro de pandemia e de crise sanitária que obrigou a ajustes na atividade do programa

O 6.º Encontro de Moradores é apresentado numa conferência de imprensa a realizar no dia 24 de novembro, às 15h30, no Espaço da Bela Vista, que conta com a intervenção do vereador com a coordenação do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, Carlos Rabaçal.

O programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território em ações de melhoria da qualidade de vida da comunidade e do território.

O programa estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.