Assinatura de protocolo Formação + Próxima

A Câmara Municipal de Setúbal assinou a 25 e novembro um protocolo com o Turismo de Portugal, no âmbito do programa Formação + Próxima, o qual procura levar, de forma descentralizada e adaptada, mais atividade formativa aos profissionais do setor turístico.


O acordo de cooperação foi firmado na cerimónia de apresentação, realizada em Amarante, do programa “Formação + Próxima”, o qual é impulsionado pelo Turismo de Portugal e desenvolvido em escolas de hotelaria de Portugal, em parceria com os municípios.

O compromisso, assinado pelo diretor do Departamento de Comunicação e Imagem, Relações Públicas e Turismo, Sérgio Mateus, em representação do presidente do município, permite avançar com este projeto nos concelhos de Setúbal e Sesimbra, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A cerimónia de assinatura de protocolos, para já com o envolvimento de 36 municípios, contou ainda com as participações da diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Helena Lucas, e do responsável pelo Turismo na região de Sesimbra, Jonas Cardoso.

O “Formação + Próxima”, com início em janeiro, gratuito para empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais, procura acrescentar valor ao tecido empresarial local e aos respetivos territórios, capacitando autarquias e agentes por meio de processos de capacitação e atualização de conhecimentos.

Este programa, para um horizonte temporal de três anos e enquadrado no plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, destina-se a capacitar 75 mil profissionais do setor turístico em todo o território nacional, com ações que variam entre 50 e 200 horas de formação descentralizada e adaptada às necessidades de cada território.

O Turismo de Portugal, em parceria com cada autarquia, elabora um diagnóstico de necessidades de formação específicas de cada território, cria um plano de formação para responder às necessidades da atividade turística e define um plano complementar para a valorização do território e capacitação de municípios e entidades parceiras.

As transformações estruturais do setor nos últimos anos, a par das esperadas no futuro, motivam a necessidade de qualificação dos profissionais turísticos, o que motivou a inscrição deste objetivo como uma das prioridades na Estratégia Turismo 2027 (ET27), aprovada em 2017.