O Ensemble Juvenil de Setúbal, conduzido pelo maestro Miguel Conceição, atuou no dia 27 à tarde no Museu do Trabalho Michel Giacometti, num concerto integrado no XXII Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas.


O concerto contou com as participações especiais de Marla Joaquim, na interpretação vocal, do ator e encenador Olavo Nóbrega e do músico e compositor Pedro Condinho, na dinamização de músicos com necessidades especiais.

A atuação incluiu a interpretação de “Andante Suite para da Pequena Orquestra”, de Stravinsky, “Fantasia Op. 70 para guitarra”, de Vitorino d’Almeida, “Gymnopedie”, de. Satie, “4’33’”, de John Cage, e “Canon”, de Pachelbel.

O elenco do espetáculo de dia 27 foi constituído por Mariana Rangel, Rita Dogot e Sara Gramaço, nas flautas, Alexandre Sousa, no clarinete, Martim da Silva e Tomás Silva, nos saxofones, Francisco Canteiro, Miguel Rangel e Patrícia Lima, nas guitarras, e Afonso Silva, Inês da Silva, Luís Piçarra, Margarida Galvão, Marlene Tavares e Rita Cavaco, nas percussões.

Participaram ainda Beatriz Afonso, Joana de Deus, Joana Poupinha, Leonor Carrega, Madalena Felicidade, Maria Madalena e Matilde Abreu, nos violinos, e Tiago Narciso, no piano.

O Ensemble Juvenil de Setúbal, criado em 2014, herdou as características de inclusão social do Festival de Música de Setúbal, evento que lhe deu origem.

O conjunto inclui na formação percussionistas de tradição africana e latino-americana, instrumentistas clássicos, músicos de jazz e jovens com necessidades especiais e que estão a desenvolver as capacidades musicais com recurso a tecnologia de apoio.

O Ensemble Juvenil de Setúbal é também conhecido por proporcionar o desenvolvimento de projetos a jovens compositores, uma vez que é necessário criar um reportório com obras especialmente pensadas e arranjadas para o formato único do grupo.

O XXII Festival ExpressArte, destinado a divulgar projetos artísticos de pessoas portadoras de deficiência, prossegue no dia 1 de dezembro, a partir das 14h30, com o 3.º Encontro de Grupos de Percussão “Inclu’Som” nas ruas da Baixa de Setúbal.

A programação encerra no dia 3 de dezembro com a Mostra Regional, evento que inclui atuações de grupos da APPACDM de Setúbal e de instituições congéneres, a partir das 10h30, no Auditório Bocage, e com a estreia da peça “É ou não é? Pode ser?”, do Grupo de Teatro Puzzle, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h00.

O ExpressArte inclui, igualmente, a primeira residência artística do Clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, constituída por um conjunto de workshops dirigidos aos utentes da instituição, e a iniciativa “Arte nas Escolas”, com sessões de dança e de percussão destinadas à comunidade escolar.

Mais informações podem ser pedidas através do contacto 910 784 385 ou do endereço de correio eletrónico caj@appacdm@gmail.com