a Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2021 contempla um programa extenso entre os dias 3 e 11 de dezembro

A Semana Temática das Deficiências e Incapacidades regressa a Setúbal, a partir do dia 3 de dezembro, com uma programação extensa, que inclui experimentação de modalidades de desporto adaptado, cinema, teatro e ações de formação.


O evento, organizado pelo Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades, constituído por diversas instituições, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, proporciona até 11 de dezembro um conjunto de atividades gratuitas, em formato físico e digital, com o objetivo de sensibilizar e envolver a população numa cidadania inclusiva.

Esta 13.ª edição, que tem como tema “Caminhos que nos (des)Unem”, abre com a apresentação e experimentação de modalidades de desporto adaptado, ao longo de 3 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na Escola Secundária Sebastião da Gama.

Esta atividade, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, repete-se no dia 9 de dezembro, entre as 09h00 e as 12h30, na Escola Básica de Montalvão-Laranjeiras, e entre as 14h00 e as 18h00, na Escola Básica de Aranguez.

Ainda no dia 3, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, o Grupo de Teatro Puzzle, da APPACDM de Setúbal, apresenta “É ou não é?” Pode ser?”, integrada no encerramento do XXII Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas.

A 13.ª edição da Semana Temática das Deficiências e Incapacidades inclui, a 6, o “Dia da Inclusão Sem Limites”, com demonstração de modalidades de desporto adaptado, na Escola Secundaria D. João II, local onde se realiza a palestra “Inclusão Sem Limites”, às 12h30.

No dia 7, entre as 09h30 e as 12h30, está patente, nos átrios da Escola Superior de Saúde e da Escola Superior de Ciências Empresariais, uma mostra de objetos realizados no âmbito do Hospital de Dia de Psiquiatria, numa organização do Centro Hospitalar de Setúbal.

A programação inclui a apresentação de filmes no Cinema Charlot – Auditório Municipal, que tem início no dia 7, às 20h00, com a exibição de “Esplendor”, de Naomi Kawase, sobre uma escritora de versões de filmes para pessoas com incapacidade visual que aprende a ver o mundo de uma forma diferente quando conhece um homem que está lentamente a perder a visão.

Esta sessão de cinema, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Cultural Festroia, é a única iniciativa do programa com entradas pagas, a 4,5 euros para o público em geral e a 3,5 euros para maiores de 65 anos, estudantes e portadores do cartão jovem.

No dia 8, há “CineAutismo – Sessão de Cinema Adaptado”, organizada pela APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

Mais tarde, a partir das 16h00, são exibidas as curtas-metragens “Enquanto Troveja” e “Gente Bonita”, ambos sobre a temática das deficiências e incapacidades.

Uma dinâmica sensorial destinada a utentes da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco, intitulada “Jogo dos Sentidos”, decorre no dia 10, entre as 10h00 e as 12h00, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

No último dia do programa, a 11, às 15h00, na Casa do Largo, é lançado o livro “Uma História de Super-Heróis” pela APPDA.

A Semana Temática das Deficiências e Incapacidades 2021 reserva ainda sessões de formação e sensibilização, conversas, um workshop e um webinar, alguns abertos à população, outros destinados a profissionais.

A primeira é a ação “Os Direitos das Pessoas com Deficiência”, destinada a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos dos estabelecimentos pertencentes ao Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, com sessões nos dias 3, 7 e 9.

No dia 4, na Escola Básica da Brejoeira, há o workshop “Beginning and Ending”, das 10h00 às 13h00, seguido de instalação teatral, a partir das 16h00, numa organização da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco.

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal promove conversas de inclusão, em formato online, a 4, entre as 15h00 e as 16h30, a 9, entre as 14h00 e as 15h30, e a 10, das 18h00 às 19h30.

No dia 6, entre as 14h00 e as 17h00, a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares promove, em formato digital, a ação de sensibilização “Do Saber ao Fazer… Contributos para uma plena inclusão de pessoas com diagnóstico de doença unipolar e bipolar”.

Nos dias 6, 7, 9 e 10, entre as 14h00 e as 17h00, estão agendadas ações de formação digitais sobre “A Interdependência no Apoio a Pessoas com Deficiência e Doença Mental”, destinadas a técnicos da área social, da educação e da saúde. A organização é da autarquia.

No dia 9, entre as 10h00 e as 12h30, há uma ação de formação sobre “A Cooperação Transetorial para a Promoção e Desenvolvimento do Desporto Adaptado na Península de Setúbal”, em formato digital e presencial, na Casa do Largo, destinada a profissionais do setor desportivo.

A programação reserva, igualmente a 9, entre as 14h30 e as 15h00, o webinar “Reabilitação em Psiquiatria e Saúde Mental – Papel do Hospital de Dia”, destinado a técnicos de saúde e das áreas social e de educação, com inscrições pelo endereço secretariado.hdpsiq@chs.min-saude.pt.

A semana temática, desenvolvida no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 3 de dezembro, pretende sensibilizar a comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades.

Os eventos, abertos ao público, são todos de entrada gratuita, mas alguns carecem de inscrição, devendo ser contactada a Divisão de Direitos Sociais da Câmara Municipal de Setúbal, com o telefone 265 541 500 e o endereço disoc@mun-setubal.pt.