O XXII Festival ExpressArte, que chegou ao fim no dia 3, deu a conhecer, ao longo de mais de um mês, em equipamentos de Setúbal, dezenas de projetos artísticos que envolvem pessoas com deficiência.


O espírito de promoção do trabalho artístico criado e desenvolvido por pessoas com deficiência como forma de facilitar a inclusão que caracteriza o certame foi reforçado nesta 22.ª edição, com cerca de duas dezenas de atividades de música, dança, teatro, poesia e cinema, além de exposições e workshops.

O XXII Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas, organizado pela APPACDM de Setúbal, através do Clube Animação Jovem, com o apoio da Câmara Municipal e de outras entidades, terminou a 3 de dezembro com a estreia de uma peça de teatro no Fórum Municipal Luísa Todi

“É ou não é? Pode ser?”, pelo Grupo de Teatro Puzzle, da APPACDM de Setúbal, com encenação de Tânia Alexandre, que adaptou o texto de Eduardo de Fillipo “A Arte da Comédia”, é um debate de ideias sobre a seriedade da arte de representar.

O festival teve início de 10 de novembro com uma cerimónia no Fórum Municipal Luísa Todi, a qual incluiu performances de música, dança e teatro.

A apresentação da nova editora Arrábida, iniciativa da APPACDM de Setúbal para promover a edição em livro de trabalhos realizados pelos utentes da instituição, no dia 20 de novembro, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, e o Inclu’Som, com a participação de oito grupos de percussão de seis localidades do país na Baixa da cidade, a 1 de dezembro, foram outros dos momentos altos do programa.

Da programação deste ano constaram ainda uma sessão de poesia itinerante, a 17 de novembro, no Parque do Bonfim, um concerto pelo Ensemble Juvenil de Setúbal, a 27, no Museu de Trabalho Michel Giacometti, e a exposição “Como criar um artista famoso”, patente de 14 de novembro a 4 de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

O Festival ExpressArte, de caráter anual, constitui-se como um espaço de valorização e divulgação das potencialidades da população com deficiência ao nível da expressão artística e da criatividade.

As ações do certame decorreram também em vários espaços de Palmela e Moita, os outros concelhos associados à edição deste ano.