A exposição "O Mundo dos Dinossauros", patente entre 11 de dezembro e 9 de janeiro, no Largo José Afonso, integra o Setúbal Christmas Fest 2021

Música, gastronomia, atividades para crianças e uma exposição com réplicas de dinossauros marcaram, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, o programa de celebração do Natal em Setúbal, a decorrer até 9 de janeiro.


No dia 11 o Largo José Afonso foi invadido pela exposição didática “O Mundo dos Dinossauros”, que mostra as várias espécies destes animais pré-históricos, à escala real, e os ambientes onde viveram.

Os visitantes são levados numa viagem por entre florestas, bosques e desertos povoados por exemplares de velociraptor, oviraptor e tiranossauro rex, que reagem à presença das pessoas com movimentos e sons.

A mostra, com entradas a sete euros e gratuitas até aos 3 anos, está aberta de terça a sexta-feira das 16h00 às 22h00 e aos fins de semana das 11h00 às 22h00.

O espírito de Natal também foi celebrado na Casa da Baía com um concerto proporcionado pelo Quarteto de Cordas e pelo Trio n.º 2 da Orquestra Académica Portuguesa, no dia 11, com um reportório de temas clássicos que incluiu músicas do Cancioneiro Clássico de Natal.

Já os produtos da região estiveram em destaque na iniciativa o “Natal dos Nossos Produtores de Setúbal”, dias 11 e 12 de dezembro, com venda de doces, bolos e cabazes, uma exposição de árvores de Natal personalizadas e um minimercado.

No dia 10, já este equipamento turístico tinha recebido um Jantar de Natal Sustentável, com uma refeição confecionada à base de produtos de origem local e sazona pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, acompanhada de vinhos da adega Brejinho da Costa e Moscatel de Setúbal da Casa Horácio Simões.

Metade do valor angariado com as receitas do jantar reverteu para a Cáritas Diocesana de Setúbal.

O programa municipal Setúbal Christmas Fest dedica, igualmente, um conjunto de atividades ao público infantil, de que é exemplo o workshop “Natal com Arte para Crianças”, realizado nos dias 11 e 12, na Mercearia Confiança do Troino.

As crianças elaboraram postais e ornamentos de Natal em vários suportes, como guardanapos de papel, madeira e conchas.

O Natal na Biblioteca, iniciativa realizada no dia 11 de dezembro à tarde, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, incluiu apontamentos musicais por um grupo de cante alentejano conduzido pelo maestro Garcia Zambujo e pelos alunos da aula de fado da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal, com as participações de Albano Almeida, Agostinho Torres, Marina Silva e Aires Costa.

Já as crianças foram convidadas a ouvir “Uma História de Natal com um Toque de Magia”, numa animação de leitura conduzida.

O Setúbal Christmas Fest conta, até 9 de janeiro, com uma série de atividades culturais para toda a família, incluindo um Mercado de Natal na Avenida Luísa Todi e uma feira no Largo José Afonso.

O programa, organizado pela Câmara Municipal, com os patrocínios da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e da Santogal, pode ser consultado na página https://bit.ly/3lFP0sd.

 

Documentos Relacionados