Rastreios do cancro da mama

A sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama é o objetivo de uma unidade de rastreios gratuitos em funcionamento até ao dia 10 de fevereiro, no cais 3 do porto de Setúbal.


São 10h30 e Maria Clarice Russo, 66 anos, já chegou à unidade móvel para fazer o rastreio promovido pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro e a pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O exame está agendado para as 11h00, mas Clarice não quis perder tempo.

“Há cerca de dois anos não faço a mamografia e, por isso, decidi vir. Devemos estar sempre a par do que se passa connosco e, assim, se houver algum problema, mais depressa se resolve. Tudo o que é bom para a minha saúde eu faço”, afirma.

Maria Clarice é uma das mais de 4600 mulheres residentes no concelho de Setúbal, com idades entre os 50 e os 69 anos, que foram convidadas por carta-convocatória até ao momento a participar nesta iniciativa de prevenção do cancro de mama.

O rastreio, gratuito, consiste na realização de uma mamografia por uma técnica especializada na área do cancro da mama, num equipamento digital novo que potencia uma melhor qualidade do diagnóstico.

“É um exame rápido e simples. Não há que ter receios”, assegura Teresa Ferreira, 64 anos, que mesmo a coxear, apoiada numa bengala, não quis deixar de responder à convocatória para participar nesta iniciativa.

Além da importância para um diagnóstico precoce, Teresa destaca a vantagem de “não ter de se fazer a marcação do exame”, uma vez que basta ao utente dirigir-se à unidade móvel, localizada no cais 3 do porto de Setúbal, na data e hora indicadas na carta-convocatória.

“Às vezes, as pessoas desleixam-se um pouco e não vão ao médico. Assim, é mais fácil. Está marcado e é só virmos.”

Maria Inácia Gaspar, 67 anos, também respondeu ao convite para fazer o rastreio no dia 16 de dezembro e, “sem quaisquer dúvidas”, apareceu à hora marcada.

“Já tenho uma idade complicada em que é preciso estar mais atenta para prevenir o aparecimento de doenças. Assim, fico mais descansada.”

A unidade móvel de rastreio do cancro da mama funciona de segunda a sexta-feira, das 09h20 às 13h00 e das 14h00 às 17h40, encontrando-se encerrada na semana de 3 a 7 de janeiro.

Esta iniciativa teve início no Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, em 1997, e, gradualmente, foi sendo feito o alargamento.

Até ao momento, já se realizaram cerca de cinco milhões de mamografias a nível nacional e à volta de um milhão na região sul.

Em Portugal, com uma população feminina de cinco milhões, foram diagnosticados, em 2020, cerca de sete mil novos casos de cancro da mama e 1800 mulheres morreram vítimas desta doença oncológica.

A unidade móvel de rastreios gratuitos do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, fez exames a 37.559 mulheres, em 2020, o que permitiu o diagnóstico precoce de 158 casos de cancro da mama.