Covid-19 | Testes Rápidos Antigénio

Dez farmácias do concelho constam da lista nacional de estabelecimentos que efetuam testes rápidos de antigénio gratuitos para os utentes, no âmbito do regime excecional que prevê a comparticipação a 100 por cento.


O Ministério da Saúde voltou a comparticipar, desde o dia 19 de novembro, a realização de testes rápidos de antigénio de uso profissional para a deteção do SARS-CoV-2, com o objetivo de reforçar o controlo da pandemia de covid-19 e facilitar o acesso dos cidadãos à emissão do Certificado Digital.

A testagem gratuita nas farmácias aderentes, as quais devem estar devidamente autorizadas para a realização de testes de antigénio de uso profissional pela Entidade Reguladora da Saúde, abrange toda a população, independentemente da idade ou do estado da vacinação.

Numa primeira fase, eram quatro as farmácias do concelho de Setúbal a dispor deste serviço, sendo que de momento são já dez os locais onde é possível realizar gratuitamente até seis testes rápidos por mês, por cada utente, mediante marcação prévia.

Este serviço está disponível nas farmácias Avenida e Tavares da Silva, na Avenida Professor Bento de Jesus Caraça, Brasil, na Praça do Brasil, Cunha Pinheiro, na Rua da Camarinha, Farinha Pascoal, na Avenida D. João II, Higiene, na Rua Dr. Francisco Gonçalves de Oliveira, em Azeitão, Portugal, na Avenida Jaime Cortesão, Sado, na Estrada de Santo Ovídio, Sália, na Praça de Bocage, e Viso, na Rua Batalha do Viso.

O resultado obtido no teste rápido de antigénio de uso profissional é comunicado ao utente e registado na plataforma SINAVElab – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica para laboratórios.

No caso de o resultado do teste ser negativo, os utentes podem pedir depois, no portal ou na aplicação SNS 24, a emissão do Certificado Digital Covid da UE, que facilita a circulação das pessoas dentro e fora de Portugal, bem como o acesso a determinados espaços e eventos.

 

Notícias Relacionadas

Covid-19: Município mantém serviços em funcionamento

A Câmara Municipal de Setúbal continua a assegurar todos os serviços e tarefas regulares neste período especial de duas semanas determinado pelo Governo para contenção da pandemia, em respeito pelas medidas de segurança impostas.

23 Dezembro, 2021