Dona Natureza - Gatem - Dia Mundial do Teatro

Espetáculos cénicos, Fórum Permanente de Teatro, oficinas, tertúlias e uma homenagem ao encenador Rui Mesquita marcam a terceira edição do Bambolinices – Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família, entre 5 e 20 de fevereiro.


O certame, organizado pela cooperativa GATEM – Espelho Mágico, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, proporciona mais de duas dezenas de eventos para diferentes públicos em vários espaços culturais, instalações do movimento associativo do concelho e ao ar livre.

Fórum Municipal Luísa Todi, Cinema Charlot – Auditório Municipal, Avenida Luísa Todi (junto do coreto), Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, Clube Desportivo Os Sadinos, Inatel de Setúbal e Galeria Atelier Pólvora D’Cruz são os locais que recebem os eventos da terceira edição do certame que presta tributo a Rui Mesquita.

A homenagem ao dramaturgo e encenador setubalense realiza-se no espetáculo de abertura do festival, no dia 5 de fevereiro, às 17h00, no Fórum Luísa Todi, após a apresentação da peça da GATEM “Alice no País das Maravilhas”, adaptada a partir do clássico de Lewis Carrol por Miguel Assis.

Os bilhetes para o espetáculo inaugural têm o valor de cinco euros.

“Alice no País das Maravilhas” tem nova sessão, no dia 8, às 11h00, no Fórum Luísa Todi, com um preço especial de 3 euros por pessoa.

O primeiro dia do Bambolinices, a 5 de fevereiro, é também marcado pela presença do projeto estátua viva de Oscav, no exterior do Fórum Luísa Todi, entre as 16h00 e as 19h00.

O programa prossegue no dia 6, às 15h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a apresentação do espetáculo de teatro musical para crianças “Feliz Aniversário”, pelo TIL – Teatro Infantil de Lisboa, com bilhetes a 5 euros.

No dia 7, a partir das 18h30, no Clube Desportivo Os Sadinos, Tânia Safaneta conduz o workshop “Clown”, ação destinada a maiores de 16 anos que desejem conhecer a arte de ser palhaço. A participação tem o custo de 30 euros.

“Ao crescer quero ser” é o título do espetáculo protagonizado pela Anima Teatro Seixal, no dia 9, às 10h30, no Fórum Luísa Todi, numa sessão especial para escolas com entradas a 3 euros.

O Teatro Circo de Espanha apresenta, no dia 11, às 21h30, também no Fórum, a comédia de humor gestual e artes circenses “Sin Remite”, com bilhetes a 5 euros.

O programa da terceira edição do Bambolinices prossegue a 12, no Inatel de Setúbal, com um casting de atores e atrizes para produções da GATEM, a decorrer entre as 09h00 e as 13h00.

As inscrições para as audições, destinadas a crianças entre os 6 e os 12 anos de idade e adolescentes e adultos, de ambos os sexos, entre os 16 e os 35 anos, devem ser feitas até ao dia 30 de janeiro, pelo preenchimento de uma ficha de candidatura a solicitar pelo endereço de correio eletrónico bambolinices@gmail.com.

O dia 12 reserva ainda as peças “Em Busca do Tesouro”, pelo Teatro sem Dono, do Pinhal Novo, às 15h00, também no Inatel, com entrada gratuita, e “O Gato”, pelo Grupo Cénico Povoense, de Póvoa de Lanhoso, às 21h00, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, com bilhetes a 5 euros.

“Dona Natureza”, da GATEM, sobe ao palco do Fórum Luísa Todi no dia 13, às 17h00, com entradas a 5 euros, a que se segue, às 18h30, a apresentação do livro homónimo, adaptado por aquela cooperativa cultural a partir da obra de Eduardo Leão Waisman.

A iniciativa conta com a presença do realizador e ator brasileiro para uma sessão de autógrafos no final da sessão.

O TAS – Teatro Animação de Setúbal participa na programação do Bambolinices no dia 15, às 11h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a peça “O Beijo da Palavrinha”, baseada no conto de Mia Couto. O espetáculo é de entrada gratuita.

A 17, às 11h00, igualmente no Cinema Charlot, o programa reserva a “Comédia Muda”, peça de teatro inspirada nos filmes de Charles Chaplin e Buster Keaton, com encenação da Mala D’Arte, de Braga, e bilhetes a 3 euros.

À tarde, a partir das 15h00, há uma tertúlia poética na Galeria Atelier Pólvora D’Cruz, de entrada livre.

No dia seguinte, o Canto Ondo, de Lisboa, apresenta “Ombela”, às 11h00, no Inatel de Setúbal, com bilhetes a 3 euros, e a GATEM leva ao palco do Fórum Luísa Todi, às 21h00, a peça “A Feiticeira de Oz”, com entradas a 5 euros, que marca a abertura oficial do XII Fórum Permanente de Teatro.

O fórum, que prossegue a 19, a partir das 09h00 e tem a sessão de encerramento agendada para dia 20, às 16h00, proporciona atividades culturais e formativas.

Durante o XII Fórum Permanente de Teatro, é homenageado o dramaturgo Rui Mesquita, com a obra literária “Café Orion”, de que foi autor, a servir de tema para os trabalhos desenvolvidos no decorrer dos painéis de formação.

A terceira edição do Bambolinices contempla ainda, a 19, às 18h00, junto do Coreto da Avenida Luísa Todi, a performance de clown “Momento Absurdo”, por Tânia Safaneta, e, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, o espetáculo musical “Sou filha das ervas”, pelo Monda Teatro – Música, de Lisboa, com bilhetes a 5 euros.

Reservas e informações adicionais relacionadas com o festival Bambolinices – Bienal de Teatro a Artes Performativas para Toda a Família através do endereço ceucampos.gatem@gmail.com ou do telefone 965 051 347.