NL Arquivo | X-Arq

Respondendo às mais recentes evoluções tecnológicas e continuamente em processo de modernização administrativa, o Arquivo Municipal de Setúbal reforça a disponibilização do acervo tornando-o globalmente acessível através do seu sítio próprio na internet, agora reformulado


O assinalável volume de conteúdos agora disponíveis tanto aos munícipes, como aos cidadãos de todo o mundo é composto por mais de 13 mil documentos que incidem fortemente na história do concelho setubalense, podendo ser facilmente consultados e em resultado direto da incorporação de uma base de dados abrangente e simplificada.

Entre as possibilidades de consulta destacam-se as atas das reuniões públicas da Câmara Municipal de Setúbal ocorridas entre 1950 e 1960, os livros de registo de testamentos e os registos militares que incluem dados demográficos, sociais e económicos incorporando-se ainda factos históricos referentes aos portugueses que ingressaram na Segunda Guerra Mundial.

Os livros de cemitérios complementam a oferta disponibilizada constituindo-se como destacadas fontes de informação local, já que incorporam dados demográficos, sociais, económicos e de saúde pública que contribuem decisivamente para a caracterização do concelho sadino ao longo dos tempos.

A importância disto complementa-se nas referências feitas às mais destacadas figuras setubalenses sepultadas nos cemitérios municipais e entre as quais constam o historiador e jornalista Manuel Maria Portela, o poeta popular António Maria Eusébio, popularmente conhecido por Calafate, ou o mais célebre cantautor de Abril, Zeca Afonso. O Fundo Quebedo, por seu lado, explica exemplarmente a história local, entre 1545 e 1858, complementando este acervo.

No sítio da internet, acessível em https://xarq.mun-setubal.pt/x-arqweb/, podem ainda ser consultados vários artigos sobre as figuras e os factos mais impactantes da história local, bem como os projetos em destaque promovidos pelo Serviço Socioeducativo junto da comunidade escolar.

O Arquivo Municipal pode ser contactado através dos números de telemóvel 914 028 897 ou 914 002 519, bem como pelo correio eletrónico arquivo@mun-setubal.pt, podendo o Serviço Socioeducativo ser contactado diretamente através do endereço educativo.arquivo@mun-setubal.pt.