Avenida D. Pedro V | repavimentação viária

A Avenida D. Pedro V, na zona das Amoreiras, está a ser beneficiada numa operação que visa a melhoria das condições de drenagem pluvial e de circulação rodoviária e pedonal.


A requalificação da Avenida D. Pedro V contempla um conjunto de intervenções que resultam de um protocolo entre a Câmara Municipal de Setúbal e um promotor privado responsável pela construção de um novo edifício.

A empresa assumiu a construção de coletores de águas pluviais, a execução de arranjos exteriores e a criação de um parque de estacionamento com perto de três dezenas de lugares, intervenções realizadas nos últimos cinco meses e em fase de conclusão.

A autarquia complementa a consolidação da malha urbana naquela zona da cidade com a repavimentação da Avenida D. Pedro V, bem como de um troço da Rua de Cabo Verde, compreendido entre a Avenida D. Pedro V e a Rua de Goa, e da Praceta Quinta do Paraíso.

Estes trabalhos, em curso desde o dia 28 de janeiro, incidem numa extensão aproximada de 400 metros lineares, o que corresponde a uma área de intervenção de 4200 metros quadrados.

A obra, com um prazo de execução de cerca de três semanas, contempla a limpeza e a fresagem prévia do pavimento, a que se segue a colocação de um novo tapete betuminoso, resultado da aplicação de 525 toneladas de massas asfálticas.

A beneficiação viária, executada por administração direta, ou seja, com recurso a meios técnicos e humanos da autarquia, num investimento de 26 mil euros, contempla, igualmente, o rebaixamento de passadeiras e a colocação de nova sinalização horizontal.

O reforço das condições de higiene também foi contemplado na operação em curso naquela zona da cidade, com a instalação de dois moloks na Avenida D. Pedro V e na Rua de Cabo Verde.

A opção por contentores semienterrados permite retirar da via pública os contentores convencionais de superfície, o que se traduz numa maior capacidade de deposição de lixo e na melhoria da qualidade de vida urbana.