Setúbal Academy | Projeto As Traseiras | vencedor do Concurso Voluntariado Jovem Montepio

Um projeto desenvolvido pela Associação Cultural Novas Ideias – Setúbal Academy para a criação de um jardim sustentável no Bairro 2 de Abril acaba de conquistar o Prémio Voluntariado Jovem Montepio, que estimula ações inovadoras a nível nacional.


“As Traseiras”, projeto social e ambiental, pretende criar um dos primeiros jardins sustentáveis do país inserido num bairro social, através da recuperação de um espaço verde degradado nas traseiras do Centro Sociocultural Elmano Sadino, localizado no Bairro 2 de Abril.

“Queríamos dar uma vida nova a um espaço abandonado e vandalizado que existe nas traseiras da sede da nossa associação. No início do ano passado, desafiámos três jovens, o Tiago, a Érica e o Carlos, que desenvolveram o projeto em regime de voluntariado”, explica Fernando Cruz, dirigente da Setúbal Academy

Os voluntários estão, gradualmente, a limpar e a recuperar o espaço com o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião que forneceu material de jardinagem e facilitou o acesso aos viveiros da junta.

O projeto contempla ações de sensibilização da comunidade para as temáticas da sustentabilidade e alterações climáticas e a promoção de boas práticas para a recuperação e manutenção do jardim.

Deste modo, a Setúbal Academy espera contribuir para a melhoria da imagem urbana do Bairro 2 de Abril e para o combate à poluição, com o envolvimento dos moradores em ações educativas, formações e atividades de ocupações de tempos livres relacionadas com a recuperação e a manutenção do jardim, que funcionará também como um espaço de convívio entre diferentes gerações.

Tendo em conta o cariz inovador, o projeto “As Traseiras” foi distinguido com o primeiro lugar no concurso nacional do 11.º Prémio Voluntariado Jovem Montepio, organizado pela Associação Montepio e pela Fundação Montepio.

“Não estávamos à espera. Ficámos muito satisfeitos quando soubemos, porque acreditamos que este prémio é um ponto de partida para a realização de mais projetos ligados à sustentabilidade em Setúbal”, sublinha Fernando Cruz.

Com esta distinção, o projeto recebe um apoio financeiro no valor de 2750 euros, que visa dar continuidade à criação do jardim sustentável e a realização de atividades de sensibilização ambiental dirigidas aos moradores.