Paços do Concelho

Desporto com apoios para jovens e seniores

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou no dia 16, em reunião pública, a celebração de protocolos para a atribuição de apoios financeiros às instituições parceiras no desenvolvimento dos projetos “Desportivamente em (Re)Forma” e “Desporto nas Escolas – 1.º Ciclo”.

No âmbito destes projetos, são dinamizadas atividades de gerontomotricidade, hidroginástica, natação e multiatividades destinadas aos idosos e às crianças e jovens em idade escolar, que se realizam em instalações desportivas do movimento associativo do concelho, com custos assegurados pela autarquia.

Na época desportiva 2021-2022 são atribuídos apoios financeiros no valor global de 38 mil 271,65 euros às nove instituições que colaboram com a Câmara Municipal, concretamente Associação Cristã da Mocidade, Casa de Pessoal da Secil, Clube Naval Setubalense, Cooperativa de Habitação Bem-Vinda a Liberdade, Cooperativa de Habitação Força de Todos, União Cultural, Recreativa e Desportiva O Praiense, Liga de Amigos da Terceira Idade, Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão e Grupo Musical e Desportivo União e Progresso de Vendas de Azeitão.

Os projetos municipais “Desportivamente em (Re)Forma” e “Desporto nas Escolas – 1.º ciclo” visam promover e estimular a prática da atividade física e desportiva como veículo fundamental de saúde, colaborando na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas e incentivando o gosto pela prática desportiva nas crianças e jovens em idade escolar.

O “Desportivamente em (Re)Forma” proporciona aos munícipes em situação de reforma no concelho de Setúbal a prática de atividades físicas regulares, estimulando hábitos de vida saudáveis.

Já o “Desporto nas Escolas – 1.º Ciclo”, concretamente as componentes de natação e de multiatividades que abrangem os alunos do 1.º ciclo do ensino básico de todas as escolas do concelho, visa dotar as crianças de conhecimentos base sobre várias modalidades e estimular o gosto pela prática desportiva.

Circulação de pesados proibida no Caminho Municipal – 1056

O Caminho Municipal – 1056, na zona da Comenda, na Serra da Arrábida, passa a estar interdito à circulação de veículos pesados de mercadorias com peso superior a 3,5 toneladas.

A medida, aprovada em reunião pública de câmara no dia 16 de fevereiro, deve-se ao facto de esta via, que liga a EN-10 à EN 10-4, não reunir as condições de segurança necessária para a circulação deste tipo de veículos, sobretudo no cruzamento ou passagem entre os mesmos.

Esta situação coloca em causa a segurança rodoviária no Caminho Municipal – 1056, pelo que é estabelecida a proibição de circulação de veículos com peso total superior a 3,5 toneladas e a colocação da sinalização vertical adequada no local.

Acidente de trabalho mortal gera consternação

A Câmara Municipal de Setúbal lamenta profundamente o falecimento da funcionária Sara Graça num trágico acidente de trabalho, com a autarquia a apresentar votos de pesar.

Sara Graça trabalhava no município desde junho de 2021, altura em que foi contratada para prestação de serviços de limpeza sazonal das praias do concelho, tarefa na qual demonstrou, destaca o voto de pesar apresentado pela CDU, “elevado sentido de responsabilidade.

A funcionária é também enaltecida pelo “enorme interesse em participar em atividades promovidas pela autarquia, como o GLUM – Grupo de Limpeza Urbana Musical”.

Sara Graça perdeu a vida a 5 de fevereiro, num trágico acidente quando se encontrava a desempenhar o serviço na recolha porta a porta de resíduos orgânicos em Azeitão.

O voto de pesar apresentado pela CDU reforça, ainda, que “o empenho, alegria e responsabilidade de Sara Graça merecem, da parte da Câmara Municipal de Setúbal, uma sentida homenagem, que se estende a todos os trabalhadores que executam as difíceis tarefas de limpeza no concelho”.

A redação garante que a Câmara Municipal “tudo fará para garantir que sejam assegurados os direitos da família de Sara Graça, em especial da sua filha”.

Sara Graça, natural de Lisboa, cidade na qual nasceu em 1977, é também recordada em voto de pesar apresentado pelo PS. “Foi na cidade de Setúbal que cresceu e criou os seus laços afetivos e desenvolveu vários projetos artísticos no mundo da música.”

A Câmara Municipal de Setúbal manifestou, em ambos os votos de pesar apresentados, aos quais se juntou a bancada da vereação do PSD, sentidos pêsames à família enlutada e aos amigos de Sara Graça.

Pesar por falecimento de funcionário municipal

Um voto de pesar pelo funcionário da Câmara Municipal Setúbal Paulo José Moleiro Pereira foi apresentado a 16 de fevereiro em reunião pública da autarquia.

O documento, apresentado pelo PS, recorda o percurso de Paulo José Moleiro Pereira no município setubalense, tendo desenvolvido atividade profissional em vários serviços, o último dos quais no Setor de Arquivo e Documentação.

Natural do Barreiro, cidade onde nasceu em 1967, Paulo Pereira estava integrado desde 1989 nos quadros do mapa de pessoal da Câmara Municipal de Setúbal.

À família e amigos foram endereçadas sentidas condolências.

Pesar pelo falecimento de Lauro António

A Câmara Municipal de Setúbal apresentou na reunião pública do dia 16 votos de pesar pelo falecimento do cineasta e crítico cinematográfico Lauro António, que há quase dez anos desenvolvia intensa atividade cultural no concelho.

No voto de pesar apresentado pela CDU, Lauro António, falecido a 3 de fevereiro, é recordado pelos vários projetos dinamizados em Setúbal, como ciclos e masterclasses de cinema, a par de um espaço museológico, todos destinados “à promoção a divulgação do gosto pelo cinema e o audiovisual”.

Num trabalho desenvolvido em estreita parceria com o município, a cidade viu nascer, em maio de 2021, a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, criada “a partir do espólio que o cineasta colecionou e doou ao concelho setubalense, totalizando mais 50 mil peças relacionadas com audiovisuais”.

Em paralelo, além de ciclos especiais de cinema que promoveu na cidade em diferentes períodos de verão, incluindo o mais recente “Estúdio Apolo 70”, iniciado a 12 de fevereiro, Lauro António dinamizou, desde 2013, no Fórum Municipal Luísa Todi, masterclasses de cinema temáticas.

Estas Masterclasses da História do Cinema, às segundas-feiras, “fidelizaram um número assinalável de público ao longo de mais de 420 sessões, nas quais Lauro António marcou presença na grande maioria para partilhar com a plateia curiosidades sobre os filmes e a respetiva contextualização histórica e social”.

A ligação de Lauro António à cidade é destacada num outro voto de pesar apresentado pelo PS. “Estará para sempre ligado a Setúbal, através da Casa das Imagens, um espaço cultural criado a partir de uma doação de cerca de 50 mil livros, filmes, fotografias, cartazes e outros documentos que o cineasta fez à autarquia.”

Crítico de cinema, programador, ensaísta, professor e diretor de festivais, Lauro António, nascido a 18 de agosto de 1942, faleceu na casa na qual residia, em Lisboa, de onde era natural. “A sua vida e carreira foram extensas e ricas e não poderemos nunca por palavras resumi-las ou fazer jus à sua relevância e impacte”, sublinha a redação apresentada pelo PS.

A par da intensa colaboração cultural com Setúbal, Lauro António deixa uma marca indelével na cinematografia nacional e internacional, tendo sido, também, realizador, particularmente conhecido pela longa-metragem “Manhã Submersa”, estreada no Festival de Cannes em 1980.

Lauro António foi várias vezes homenageado. Entre outras distinções, foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique, recebeu, em 2018, o prémio Sophia Carreira, pela Academia Portuguesa de Cinema, e, em 2020, a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal, na Classe Atividades Culturais.

À família enlutada, a Câmara Municipal de Setúbal endereça sentidos pêsames.

Autarquia saúda Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo

Uma saudação apresentada na reunião pública de dia 16 da Câmara Municipal de Setúbal enaltece o trabalho em prol do associativismo popular promovido pelo Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo, que recentemente comemorou 45 anos de existência.

A saudação apresentada pela CDU a propósito da passagem, a 14 de fevereiro, de mais um aniversário desta instituição, destaca o associativismo popular como “expressão e exercício de liberdade e exemplo de vida democrática, escola de vida coletiva, de cooperação, de solidariedade, de generosidade, de independência de humanismo e cidadania”.

O documento aponta que o “movimento associativo popular constitui um dos corpos intermédios da sociedade, com caráter profundamente consciencializador, um movimento imparável face às necessidades profundas das populações”, constituindo-se, igualmente, como um “espaço plural e de resistência cultural”.

O Centro de Cultura e Recreio Francisco Rodrigues Lobo, como recordou em livro de memórias publicado em 2008 o antigo presidente do município, Francisco Lobo, falecido a 27 de novembro de 2021, “nasceu pela dinâmica de alguns moradores do Bairro [General Humberto Delgado], que manifestaram junto da Câmara o desejo de adquirirem no local instalações próprias onde pudessem desenvolver as atividades”.

Fruto desse empenho, “foi-lhes cedido um espaço habitacional, onde instalaram a sede, e um outro aberto, contíguo, que transformaram em campo desportivo”. Para agradecer a decisão camarária, os moradores comunicaram ao então presidente que tencionavam dar o nome de Francisco Rodrigues Lobo à coletividade.

A Câmara Municipal de Setúbal deseja as maiores felicidades aos fundadores, dirigentes, associados amigos e simpatizantes desta histórica coletividade, e votos de continuação de bom trabalho.

Trabalho da GATEM reconhecido em saudação

Uma saudação apresentada em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal no dia 16 destaca o dinamismo artístico da companhia setubalense Espelho Mágico – GATEM Cooperativa Cultural, a celebrar 27 anos de existência.

A saudação apresentada pelo PS destaca a “vida de resiliência, de enorme atividade e de muitas produções teatrais para toda a família” da Espelho Mágico – GAETM Cooperativa Cultural, fundada em 1995.

Exemplo mais recente desta dinâmica é a Bambolinices – Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família, a decorrer ao longo de fevereiro em Setúbal e Azeitão, o qual “está a ser um retumbante êxito”.

A saudação enaltece ainda que a passagem de mais um aniversário da Espelho Mágico fica enriquecida pela participação, em março, no Concurso Nacional de Teatro – Ruy de Carvalho – CONTE 2022 e pela edição do livro Dona Natureza.

Câmara saúda Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão

A resiliência do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão é enaltecida numa saudação apresentada no dia 16 de fevereiro em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal pela passagem do 39.º aniversário da coletividade.

A saudação, apresentada pelo PSD, destaca a “resiliência da direção e de todos os elementos [do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão] nos últimos dois anos” que, devido à pandemia, foram “impedidos de ensaiar, participar e organizar festivais e outros momentos de convívio” de dinamização da freguesia do Sado e do concelho.

O Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão foi fundado a 10 de fevereiro de 1983 pela mão do padre Américo Faria e tinha como principal missão a ocupação de tempos livres dos mais jovens.

Oito anos o grupo fica filiado na Federação Portuguesa de Folclore, “dado ao empenho e dedicação de todos os seus elementos”.

O Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, frisa a saudação, “rapidamente se impôs a nível nacional através da organização do Festival Nacional de Folclore”.

Em paralelo, desenvolve outras atividades, como exposições, quermesses e jogos tradicionais.

Ciência reclama mais igualdade de género

Uma moção a propósito do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, na qual é apontada a necessidade de promoção da igualdade de género nesta área do saber, foi igualmente apresentada.

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, assinalado a 11 de fevereiro, foi instituído pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema de educação, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

A moção apresentada pelo PSD aponta que, no caso concreto de Setúbal, mais especificamente da Escola Superior de Tecnologias, do Instituto Politécnico de Setúbal, 37,5 por cento dos cursos são coordenados por mulheres.

O documento lança o desafio de se tentar “perceber as percentagens de mulheres que frequentam os cursos [daquela escola] e a percentagem de docentes mulheres que existem em cada um deles”.

A moção alerta que, de acordo com dados recentes de um estudo realizado pela UNESCO, “ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a igualdade de género neste campo [ciência] se torne efetivamente uma realidade”.

O relatório da UNESCO “Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática” revela que “menos de 30 por cento dos investigadores no mundo são mulheres” e que “o número de mulheres reconhecidas como líderes em sociedades de alto prestígio ainda permanece abaixo do que se desejaria”.