Projeto Exploraterra em Setúbal - Nao Santa Maria e caravela Vera Cruz - visitas gratuitas

A Nao Santa Maria, navio espanhol, e a Vera Cruz, caravela portuguesa, réplicas de embarcações emblemáticas dos Descobrimentos, chegaram no dia 22 de fevereiro a Setúbal, onde ficam acostadas para visitas gratuitas entre os dias 23 e 27.


 A caravela Vera Cruz, que já esteve em Setúbal em diversas ocasiões, junta-se à nau espanhola nesta viagem e ambas ficam disponíveis para visitas gratuitas, abertas a grupos escolares e à população em geral, junto da Docapesca, entre os dias 23 e 27, das 10h00 às 18h00.

As visitas escolares estão sujeitas a marcação pelo contacto geral@aporvela.pt.

A presença inédita em conjunto das duas embarcações decorre do projeto Exploraterra – “Preservação, valorização e promoção do património cultural vinculado à I Circunavegação e às Expedições Marítimas Geográficas”, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, que tem como parceiros a Fundação Nao Victoria, a Junta de Andaluzia, o Turismo do Algarve, a Xunta de Galicia e a Aporvela.

No âmbito deste projeto de valorização e promoção do património cultural associado às expedições marítimas, a Aporvela está a organizar um conjunto de atividades e navegações conjuntas com embarcações relacionadas com os Descobrimentos, que percorrem as costas portuguesa e espanhola.

Esta primeira viagem, organizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, constitui uma oportunidade única de conhecer a Nao Santa Maria, uma réplica da embarcação capitaneada por Cristóvão Colombo na viagem que levou à descoberta da América em 1492.

Além de permitirem conhecer melhor duas das mais emblemáticas embarcações das expedições marítimas dos séculos XV e XVI, as visitas proporcionam a partilha de conhecimentos sobre as técnicas de navegação dos portugueses, as rotas comerciais e de exploração e a vida a bordo destes navios.

A saída das duas embarcações do porto de Setúbal está marcada para dia 28.