PLAAC-Arrábida. Workshop de capacitação de técnicos municipais e de segurança.

Técnicos municipais e de autoridades locais de proteção e segurança da região de Setúbal participaram, no dia 23, no Instituto Politécnico de Setúbal, num workshop de capacitação no âmbito das alterações climáticas.


Esta primeira ação de formação enquadrou-se no projeto “PLAAC-Arrábida – Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas” e contou com a participação de ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, promotora do projeto, das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

No âmbito do PLAAC-Arrábida estão a ser desenvolvidos três planos locais de adaptação às alterações climáticas nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra, com a sessão de trabalho agora realizada a ter como finalidade a construção da visão e a definição dos objetivos desses instrumentos de planeamento.

O workshop serviu, igualmente, para identificar e georreferenciar os elementos de proteção e definir estratégias e procedimentos de segurança e socorro e respetivos recursos de maneira a avaliar a perceção de risco por parte dos técnicos municipais e das autoridades locais de proteção e segurança.

Estes encontros de trabalho vão ter continuidade, com as próximas sessões a envolverem, também, agentes sociais no processo participativo de elaboração dos planos de adaptação municipais.

Os PLAAC-Arrábida são responsáveis pela preparação do território para os desafios que as alterações climáticas vão colocar à população e contam com financiamento do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, do mecanismo financeiro EEA Grants 2014-2021.