Dia Internacional da Mulher

A “Igualdade entre mulheres e homens” é o tema do Março Mulher 2022, programa que reserva concertos, caminhadas, cinema, encontros literários, conversas e formações a realizar durante o mês em vários espaços e equipamentos de Setúbal.


O vasto calendário de atividades, organizado pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com a colaboração de diversas instituições, celebra o Dia Internacional da Mulher, assinalado a 8 de março.

A programação tem início no dia 3, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi com o concerto da norte-americana Joan as Police Woman, que apresenta o álbum “The Solution is Restless”, com entradas a 14 euros para a plateia e 12 para o balcão.

A música regressa com concertos do ciclo Convento ConVida, às 11h30, na Igreja de Jesus, a 5, pelo Ateliê de Ópera de Setúbal, a 12, pelo Ensemble Vocal Aura, e a 26 pelo Ensemble Juvenil de Setúbal. Os bilhetes, a cinco euros, podem ser adquiridos no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

As caminhadas são já uma referência no programa Março Mulher com a primeira agendada para o dia 5, com ponto de encontro às 09h30 no Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal – Polo da Anunciada, passagem pelas ruas do centro histórico e um momento final de convívio e intervenções no Jardim do Quebedo. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo contacto telefónico 935 766 881.

Uma nova caminhada, dia 6, a partir das 09h00, percorre as ruas da freguesia do Sado, entre o Polo Social e Cultural e o Moinho de Maré da Mourisca, onde se realiza um lanche-convívio. A iniciativa, organizada pela Junta de Freguesia do Sado, tem inscrições gratuitas para o endereço de correio eletrónico geral@jf-sado.pt ou o contacto telefónico 265 783 016.

A 20, pelas 09h00, o ponto de encontro de outra caminhada é o Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de Gâmbia para um percurso por ruas da freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra que culmina com um convívio de celebração do Dia Internacional da Mulher nas instalações da coletividade.

O cinema é outro destaque do programa Março Mulher 2022, com um conjunto de sessões gratuitas, no Centro de Cidadania Ativa, às segundas-feiras, às 15h00.

No dia 7 é exibido o filme “Frida”, de Julie Taymor, e a 14 é possível ver “A Troca”, de Clint Eastwood. Segue-se, a 21, “Harriet”, de Kasi Lemmons, e, a terminar o ciclo de Segundas de Cinema, a 28, é exibido o filme “As Horas”, de Stephen Daldry.

O Cinema Charlot – Auditório Municipal também acolhe sessões gratuitas, a começar, no dia 9, às 19h00, com a exibição do documentário “O Consentimento não se compra”, seguida de debate sobre o tema da prostituição e da exploração sexual.

No dia seguinte, às 10h30 e 14h30, há sessões para escolas com a exibição do filme “Woman – Mulher”, de Anastasia Mikova e Yann Arthus-Bertrand. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail setcurtas@mun-setubal.pt.

A 12, pelas 16h00, na Casa do Largo, é apresentado o filme “As andorinhas de Kabul”, de Zabou Breitman, e a 20, no mesmo horário, no Espaço 50 Cuts, é possível ver o filme de Haufaa al-Mansour “A candidata perfeita”. Os bilhetes para cada sessão têm o custo de um euro.

As comemorações do Março Mulher contemplam um conjunto de encontros literários, conversas e campanhas de interação com a população sobre o tema da “Igualdade entre mulheres e homens”.

O projeto “O pai já vai” desafia os pais do concelho de Setúbal a enviarem fotografias de momentos únicos entre pais e filhos e aderirem a uma campanha sobre a importância de ser pai.

As imagens, enviadas para o endereço plano.igualdade@mun-setubal.pt, são publicadas online no dia 19.

A campanha “Igualdade em cada campo”, a decorrer entre os dias 7 e 13, convida os setubalenses a criar mensagens visuais, que serão colocadas em vários locais da cidade para estimular a reflexão sobre as desigualdades. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 265 547 450 ou pelo endereço seies@coopertivaseies.org.

“O Que é o sexismo” é o mote para uma campanha a decorrer entre os dias 14 e 20 de março, com a publicação de uma mensagem por dia nas redes sociais da Câmara Municipal de Setúbal e da SEIES.

A 8, Dia Internacional da Mulher, a partir das 10h00, há uma exposição de poemas contra a violência, na Escola Conde Ferreira, escritos pelos sócios da Casa da Poesia, e de pequenos postais com frases alusivas ao tema colocados, em diversos locais da cidade.

À tarde, há um conjunto de atividades na Praça de Bocage, que tem início às 14h00 com pinturas ao vivo por um grupo de artistas da Artiset.

Entre as 15h00 e as 18h00, a SEIES promove a ação de rua “Setúbal com + Igualdade”, de auscultação da população e divulgação de propostas sobre a igualdade.

Para as 17h30 está marcado um momento de microfone aberto, em que pessoas a título individual e instituições do concelho são desafiadas a falar sobre o tema.

“Um chá e muitas perguntas” é o tema de uma reunião aberta do Grupo LGBTI da SEIES a decorrer no dia 10, às 18h30, no Centro de Cidadania Ativa.

Uma leitura encenada por Joana Manuel, também no dia 10, às 21h00, na Casa da Cultura, revela “Vozes de Mulheres na Obra de Saramago”. As entradas para o evento têm o custo de quatro euros.

Ainda no campo literário, a Câmara Municipal de Setúbal e a Casa da Poesia organizam, no dia 21, entre as 17h00 e as 19h00, a pretexto da 11.ª edição da Maratona da Poesia, uma sessão de “Poesia no Feminino”, na Biblioteca Pública Municipal.

A 18, pelas 14h30, no Centro de Cidadania Ativa, há uma conversa sobre “Sexismo na cidade”, e no dia seguinte, a partir das 15h30, na Casa do Largo, o tema “Faz ruído pela Igualdade” dá o mote para uma conversa que conta com a participação de representantes de várias organizações com intervenção na área da igualdade.

Já a Biblioteca de Azeitão acolhe, no dia 19, entre as 15h30 e as 17h30, a tertúlia “Que mãe/pai sou eu?”, com a participação de Lurdes Rodrigues e Telma Cunha. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo contacto telefónico 937 298 160.

A 24, a partir das 18h30, o Centro de Cidadania Ativa acolhe o encontro “O sangue-susto”, de reflexão sobre os tabus da menstruação, aberto à participação de mulheres de todas as idades. As inscrições devem ser feitas pelo contacto telefónico 265 547 450 ou pelo email seies@cooperativaseies.org.

“A literatura africana” é o tema da palestra conduzida por Inocência Mata sobre a obra da escritora moçambicana Pauline Chiziane, a realizar no dia 26, pelas 16h00, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

O programa do Março Mulher 2022 reserva, ainda, no dia 8, das 17h00 às 19h00, no Clube Desportivo, Cultural e Recreativo da Gâmbia, um conjunto de atividades lúdicas para crianças e uma sessão de maquilhagem e penteados para mulheres, com inscrições pelo contacto telefónico 966 280 470.

A 26, a partir das 15h00, na zona do Viso, há o pedipaper “Igualdade na Realidade”, com início no Jardim Aqui Sou Livre, e inscrições pelo telefone 265 541 500 e disoc@mun-setubal.pt.