Setúbal Bay 2021 | prova masculina

Setúbal volta a estar na rota do circuito mundial de natação de águas abertas ao receber, a 28 e 29 de maio, a etapa inaugural da edição deste ano da FINA Marathon Swim World Series.


O calendário da 2022 da competição, anunciado a 3 de março pela Federação Internacional da Natação, é composto por quatro etapas a realizar ao longo do ano, um formato mais reduzido do que o habitual, que se inicia em Setúbal.

A etapa no rio Sado decorre, como habitualmente, a partir do Parque Urbano de Albarquel, espaço ribeirinho de excelência que proporciona todas as condições para a realização do evento desportivo.

Às características naturais singulares da cidade acresce a capacidade e qualidade organizativa já demonstrada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Federação Portuguesa de Natação e reconhecida internacionalmente.

Estes argumentos levam a que a Setúbal esteja, ano após ano, na rota desta modalidade internacional, tanto na realização de etapas do circuito mundial, quanto em provas de qualificação olímpica, o que, neste caso, se verificou em 2012, 2016 e 2021.

Depois de Setúbal, a 28 e 29 de maio, a competição está em Paris, a 9 e 10 de julho, numa etapa que funciona como uma antevisão para os Jogos Olímpicos a realizar em 2024 na capital francesa.

Do continente europeu para o americano, a FINA Marathon Swim World Series 2022 avança para a terceira etapa, de 26 a 28 de agosto, a qual se realiza em Lac Mégantic, no Canadá.

A elite da natação em águas abertas completa o circuito mundial em território asiático, com a quarta e derradeira etapa da maratona aquática na distância de dez quilómetros a ser disputada de 4 a 7 de dezembro em Eilat, Israel.

Para o presidente da Federação Internacional de Natação, Husain Al-Musallam, a edição deste ano da FINA Marathon Swim World Series assume um misto de novidades e aumento de competitividade.

“Desde o início em Setúbal, à nova etapa em Paris e até ao final da temporada em Eilat, podemos esperar algumas das performances mais fortes, competitivas e emotivas que já vimos em natação em águas abertas”, afirma o responsável.

Husain Al-Musallam assegura que a competição está mais forte do que nunca. “A qualidade da natação em águas abertas nunca foi tão alta, com campeões a aumentar o nível da modalidade, ao mesmo tempo que surgem novos talentos.”