Semana do Choco 2022 – promoção em Cascais - aula de culinária seguida de degustação

Uma aula de culinária seguida de degustação, realizada a 5 de março no Mercado da Vila, em Cascais, deu a conhecer formas inovadoras de confecionar choco, numa ação de promoção organizada pela Câmara Municipal Setúbal.


A iniciativa, inserida na Semana do Choco, a decorrer até ao dia 13 de março em mais de seis dezenas de restaurantes do concelho, foi conduzida pelo chef Mauro Loureiro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, que, com a ajuda de dois alunos, confecionou choco em tempura e cremoso de choco da Arrábida.

A ação, realizada no espaço da Cascais FoodLab, no Mercado da Vila, marcou o início da Semana do Choco 2022, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com os apoios da Docapesca, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Quinta de Catralvos e Cascais FoodLab.

O programa do certame gastronómico inclui um passeio pedestre pelo Estuário do Sado no último dia, 13 de março, às 09h30.

“O choco e o Estuário do Sado”, com a duração de duas horas e meia, convida os participantes a conhecerem pormenores relacionados com o segundo maior estuário nacional e um dos maiores da Europa e a deixarem fascinar-se pela biologia e história de vida do choco.

Para as 17h15 está agendada a iniciativa “Encontros Prováveis”, que contempla uma visita guiada ao Forte de Albarquel pelo historiador Diogo Ferreira, seguida de uma degustação comentada conduzida pelos chefs João Mestre, da Cascais FoodLab, e Mauro Loureiro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, acompanhada de vinhos da Quinta de Catralvos.

A participação nos eventos é gratuita, mediante inscrição prévia, limitada, até dia 9 de março, no endereço de correio eletrónico gape@mun-setubal.pt.

A Semana do Choco, com a participação de 64 restaurantes, insere-se na marca municipal Setúbal Terra de Peixe, que, anualmente, inclui um conjunto de iniciativas com o objetivo de valorizar a restauração e a gastronomia regional.

490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adearroz, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Adega Leo do Petisco, Água Salgada, Alface Filha, Antóniu’s, Bombordo, Cais 56, Calhabem, Casa de Pasto O Orlando, Casa Lagarto, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa D’Ouro, Estrela do Sado, Ferribote, Flórida e Mar Azul são alguns dos espaços aderentes.

Da lista fazem ainda parte Restaurante Martroia, Nova Taberna O Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Anzol, O Batareo, O Convés, O Douradinho, O Jacques, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Quintal, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Parreirinha do Sado, Pátio dos Golfinhos, Peixe no Largo, Peixoco, Petisqueira do Manel, Pinga Amor 2, Pizzaria Veneza e Restaurante O Novo Lídia.

Restaurante Ó Manel, O Migas, Restaurante O Sonho, Xtoria, Restaurante O Velho Lídia, Restinguinha, Sab’amar, Sem Horas, Solar do Marquês, Tasca da Avenida, Tasca do Choco, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish e Verde e Branco completam o rol de 64 restaurantes participantes.

O programa completo pode ser consultado aqui.

 

Documentos Relacionados

 

Notícias Relacionadas

Choco setubalense é rei em semana gastronómica

O choco está em destaque entre os dias 4 e 13 em mais de sessenta restaurantes numa semana gastronómica que inclui ainda uma ação de promoção em Cascais, um passeio pedestre e uma degustação comentada.

2 Março, 2022