Março Mulher - Comemorações do Dia Internacional da Mulher - Setúbal com + Igualdade

As mulheres setubalenses foram desafiadas no dia 8 de março, na Praça de Bocage, a deixarem mensagens sobre a igualdade, numa iniciativa de sensibilização para a importância da celebração do Dia Internacional da Mulher.


Eulália Ganhão e Fernanda Ribeiro passeiam pela praça quando são interpeladas por Joana Peres, voluntária da SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, que dinamizou a ação de rua “Setúbal com + Igualdade”, no âmbito do programa Março Mulher, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

“Estamos a celebrar o Dia Internacional da Mulher. Gostávamos de convidá-las a tirar uma foto a segurarem um cartaz com uma mensagem à vossa escolha. Pode ser?”, desafia Joana.

As amigas sorriem e consentem. Eulália não hesita, pega no cartaz que tem inscrita a frase “Acredita. Luta. Conquista.” “Acredito que cada vez mais as mulheres estão a alcançar tudo o que desejam.”

Já Fernanda, que posa para a fotografia com a mensagem “Gostamos de flores, mas ainda mais de respeito”, sublinha a importância de haver “mais igualdade e respeito uns pelos outros”.

Um pouco mais ao lado, no Mural pela Igualdade, as mulheres são desafiadas a “terem voz ativa e a deixarem propostas e sugestões sobre a igualdade e a desigualdade ou simplesmente mensagens alusivas ao Dia da Mulher”, explica a presidente da SEIES, Patrícia Patrício.

Sandra, 48 anos, estava de passagem quando se apercebeu de que decorria a iniciativa e quis participar.

“Escrevi uma mensagem no mural a desejar muita força e coragem a todas as mulheres para lutarem sempre. É muito importante assinalarmos este dia porque continua a haver alguma desigualdade entre homens e mulheres.”

Até às 18h00 de dia 8 houve também para ver uma pequena exposição desenvolvida por um grupo de voluntárias do Centro de Cidadania Ativa da SEIES sobre mulheres portuguesas e estrangeiras que fizeram história na luta pela igualdade ou foram pioneiras em determinadas áreas profissionais.

“Mulheres com história nas suas comunidades” é composta por pequenos cartazes com fotografias e biografias de mulheres como a ativista ambiental sueca Greta Thunberg, a escritora e francesa feminista Simone de Beauvoir, a ciclista setubalense Oceana Zarco, a conserveira Mariana Torres e a ex-deputada da Assembleia da República e advogada Odete Santos.

“O objetivo é sensibilizar para a importância das lutas do feminismo e para a necessidade de continuarmos a celebrar este dia”, sublinha Patrícia Patrício.

A Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal juntou-se à SEIES nas comemorações do Dia Internacional da Mulher com uma iniciativa de pintura ao vivo durante a manhã e a tarde.

Às 17h30, realizou-se a iniciativa “Setúbal tem voz”, com microfone aberto para pessoas a título individual e instituições do concelho falarem sobre o tema da Igualdade.

A “Igualdade entre mulheres e homens” é o tema do Março Mulher 2022, programa que, até ao final do mês, reserva concertos, caminhadas, cinema, encontros literários, conversas e formações em vários espaços e equipamentos de Setúbal.