"Vozes de Mulheres na obra de Saramago" | Joana Manuel | Centenário de José Saramago

Uma leitura encenada por Joana Manuel partilhou, na noite de 10 de março, na Casa da Cultura, “Vozes de Mulheres na obra de Saramago”, iniciativa do programa comemorativo local do Centenário de José Saramago, a decorrer ao longo do ano.


A criação artística da atriz, performer e cantora, a partir de uma seleção de excertos efetuado pela Fundação José Saramago, estabelece pontes e passagens, por vezes abruptas, entre algumas das mulheres presentes na escrita de Saramago.

A leitura encenada integra o ciclo “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”, dinamizado em parceria com a Trimagisto, que integra o programa do centenário e promove mais quatro eventos culturais de diferentes naturezas artísticas em Setúbal.

O Centenário de José Saramago, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, prossegue com o concerto informal “Levantei-me do Chão – Lado B”, por Carlos Marques, com sessões a 23 de março, às 11h00 e às 15h00, em escolas, de entrada livre, e a 28 de abril, às 21h00, na Casa da Cultura, com bilhetes a quatro euros.

Para 26 de maio, às 21h30, igualmente na Casa da Cultura, está agendado o “Requiem para um novo dia”, de Ana Sofia Paiva e Marco Oliveira, evento de música e poesia inspirado nas palavras de José Saramago e em diálogo com outros pensadores.

“A Ilha Desconhecida”, dramaturgia de José Rui Martins, com interpretação de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, a partir da obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, apresenta-se a 10 de julho, em duas sessões no Parque do Bonfim.

Por fim, a Andante lança o desafio “Quem quer ser Saramago?” às escolas secundárias do concelho, no dia 16 de novembro, em que se propõe uma viagem contra a crueldade, humilhação e mentira, guiada pela visão de José Saramago.

Em matéria de exposições, destaque para “José Saramago: Voltar aos Passos que Foram Dados”, dedicada à vida e obra do escritor, patente entre 9 de abril e 14 de maio na Galeria Municipal do 11, com inauguração às 16h00.

“Mulheres Saramaguianas” é o título de outra mostra, de 7 a 28 de maio, na Sala da Ilustração da Casa da Cultura, com serigrafias e gravuras acompanhadas de textos de escritoras de língua portuguesa. A inauguração é às 17h00.

No cinema, as comemorações expressam-se em filmes de culto de José Saramago, com sessões às 21h00, no Auditório Municipal – Cinema Charlot, nos dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de setembro.

Ainda com locais a anunciar, as comemorações reservam, para abril, junho e novembro, encontros destinados à reflexão, subordinados aos temas “A censura dos novos tempos no jornalismo dos nossos dias”, “A importância de Saramago na Literatura Contemporânea” e “A importância de ler Saramago, vamos passar um testemunho”.

Para 24 de março, às 21h30, na Casa da Cultura, está agendada a sessão Legados Saramaguianos, encontro-debate com o escritor Afonso Reis Cabral, moderado por Carlos Reis e dedicado à ficção contemporânea em língua portuguesa, tendo em atenção a permanência da herança literária de Saramago.

O colóquio “Leitura: Uma Visão de Futuro” realiza-se a 25 de novembro, ao longo do dia, no Fórum Municipal Luísa Todi.

No campo das expressões artísticas de palco, o Teatro Estúdio Fontenova apresenta um espetáculo a partir das obras de Saramago “Ensaio sobre a lucidez”, “Ensaio sobre a cegueira” e “Caim”.

O evento, com o título provisório de “Ensaio sobre a lucidez da cegueira”, tem apresentações previstas para novembro.

As Terças com Saramago levam ao Fórum Luísa Todi criações de novos artistas a partir de desafios lançados pela Câmara Municipal, com sessões a 12 de abril, 7 de junho, 26 de julho, 6 de setembro e 13 de dezembro, sempre a partir das 21h00.

O programa completo pode ser consultado nesta ligação.