Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher | Foto da JFSS

Mais de uma centena de pessoas participaram na habitual Caminhada do Dia Internacional da Mulher, atividade que se realizou no dia 5 de março, promovida pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, União de Freguesias de Setúbal e Câmara Municipal de Setúbal, em cooperação com o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), a Associação de Atletismo Lebres do Sado, o São Domingos Futebol Clube e a Associação Columbófila de Setúbal.


A ação, inserida no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, iniciou-se pelas 10h00em dois pontos diferentes do concelho, um na freguesia de S. Sebastião e, outro, no território da União das Freguesias de Setúbal, com encontro de todos os participantes junto da Igreja de Santa Maria da Graça para a tradicional foto de grupo.

Os caminhantes, sempre guiados pela “Lebres do Sado”, seguiram depois para o Jardim de Palhais para um momento de reflexão e convívio, no qual os autarcas sublinharam o significado daquela ação e da data, que se comemora anualmente a 8 de março.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião manifestou a sua “grande satisfação por nos voltarmos a juntar, após um interregno no ano passado, para realizar esta caminhada que simboliza o caminho de luta que precisamos fazer diariamente, no sentido de irmos conquistando direitos, eliminando discriminações e combatendo violências. Estamos aqui para chamar a atenção para a problemática da desigualdade de género e lutar por uma sociedade mais justa, mais solidária, e mais fraterna onde homens e mulheres têm os mesmos direitos”.

Carla Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, para quem a caminhada do Dia da Mulher é “uma marca da tolerância e da solidariedade”, destacou que “nunca é demais comemorar este dia e aproveitar para lembrar às gerações mais novas que hoje temos que continuar a lutar para fazer valer os nossos direitos e liberdades”.

A mesma mensagem foi salientada por Rui Canas, presidente da União de Freguesias de Setúbal: “É importante continuar a lutar e a defender os direitos conquistados porque nada é seguro!”.

Por seu lado, Joana Tomé, representante do MDM – Movimento Democrático de Mulheres, manifestou solidariedade para com as mulheres em zonas de guerra e apelou à paz, sem a qual “não há igualdade”, disse, considerando que n.

As alocuções culminaram com uma largada de pombas, simbolizando a paz, seguida de um lanche convívio entre os participantes.