Ouvir a População - São Sebastião - reunião 14-03-2022

O contributo do programa “Ouvir a População, Construir o Futuro” para melhorar a resposta às necessidades e a vida dos cidadãos no concelho foi destacado a 14 de março, em nova reunião pública descentralizada, pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.


“É com as pessoas que nós construímos mais cidade, fazemos uma melhor Setúbal. É com as pessoas que vivem nos locais, com as informações que nos trazem, que podemos fazer melhor, servir melhor. Por isso, agradecemos a vossa participação, proporcionando uma sala tão bem preenchida”, sublinhou o autarca no encontro realizado dia 14 à noite, no Centro Multicultural, localizado na Quinta de Santo António.

Esta foi a segunda de duas reuniões públicas descentralizadas em São Sebastião, a primeira das cinco freguesias a receber a edição de 2022 do programa “Ouvir a População, Construir o Futuro”, com o qual os executivos municipal e das freguesias percorrem o território para ouvir questões reportadas por cidadãos e instituições e analisar as melhores soluções a implementar.

“É nesta relação com as pessoas que podemos mais facilmente ir resolvendo pequenos problemas, que até são fáceis de solucionar, mas que podem ficar presos nos serviços. Por isso, nunca deixem de participar quando houver reuniões destas”, apelou André Martins.

O presidente do município desafiou ainda o público presente a convidar “outras pessoas para verem como isto se faz e a se entusiasmarem de forma a transmitirem à Câmara Municipal informações sobre situações que precisam de ser resolvidas”.

Durante o plenário, com a duração de duas horas, e perante uma plateia que se encheu por completo, município e Junta de São Sebastião ouviram e registaram sugestões e necessidades de intervenção na mais populosa freguesia do concelho.

Desde 7 de fevereiro que o espírito de gestão de proximidade proporcionou um conjunto alargado de visitas aos mais variados bairros de São Sebastião, além de se ter realizado uma outra reunião pública descentralizada, a 25 de fevereiro, assim como períodos de atendimento ao público fora das instalações municipais e próximo dos locais onde os moradores residem.

“Este programa só faz sentido se as pessoas participarem de facto. É isso que estamos aqui a fazer. A pensar num futuro melhor, pensado coletivamente”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa.

Urbanismo, trânsito, estacionamento, mobilidade, habitação e resíduos urbanos foram alguns dos assuntos abordados pelos munícipes e para os quais apresentaram pedidos de intervenção e sugestões às autarquias.

O vereador Carlos Rabaçal mostrou-se satisfeito por ver “tanta gente a participar” na reunião pública do “Ouvir a População, Construir o Futuro”, designadamente pessoas que integram o programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, com quem o município trabalha regularmente no espírito de proximidade que caracteriza a gestão municipal.

“São pessoas que participam ativamente e com muita regularidade, sendo construtores da nossa cidade, e que contribuem com propostas e trabalho concreto”, frisou.

Sobre a eficácia deste projeto do município de Setúbal, o presidente André Martins sublinhou que “há um conjunto de intervenções que ficam resolvidas nos primeiros três meses após as visitas”, enquanto “outras questões necessitam de projeto e de ser incluídas no próximo orçamento municipal”.

O programa “Ouvir a População, Construir o Futuro” continua em S. Sebastião e vai incidir ainda, no decorrer do ano, nas restantes freguesias do concelho, nomeadamente Setúbal, Azeitão, Sado e Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

 

Documentos Relacionados