Pedro Pichardo é vice-campeão do mundo do triplo salto em pista coberta

Pedro Pichardo sagrou-se a 18 de março vice-campeão do mundo do triplo salto em pista coberta, competição a decorrer em Belgrado, Sérvia, na qual o atleta luso-cubano bateu, por duas vezes, o recorde nacional da modalidade.


No Campeonato Mundial de Atletismo em Pista Coberta, um salto de 17,46 metros valeu a medalha de prata ao atual campeão olímpico do triplo salto, apenas foi superado pelo cubano Lázaro Martínez, que fez a melhor marca mundial do ano com 17,64 metros.

Os dois primeiros saltos de 17,42 e 17,46 metros permitiram que Pedro Pichardo, atleta do Sport Lisboa e Benfica que faz integralmente a preparação desportiva em Setúbal, superasse, por duas vezes, o recorde nacional de triplo salto em pista coberta, pertença de Nélson Évora, com 17,40, marca obtida em 2018.

No mundial a decorrer em Belgrado, na qual o norte-americano Donald Scott arrebatou o terceiro lugar, com 17,21 metros, Pedro Pichardo registou ainda um salto nulo e um outro abaixo dos 15 metros, antes de prescindir dos últimos dois ensaios por dificuldades físicas.

Pedro Pablo Pichardo, que treina no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, conquistou, a 5 de agosto de 2021, a única medalha de ouro de Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, com 17,98 metros.