Dia Mundial da Árvore | plantação de árvores na Algodeia

A importância de sensibilizar os mais novos para a defesa do Ambiente foi reiterada pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na manhã de 21 de março, na plantação de novas árvores no Parque da Algodeia por crianças da EB dos Arcos.


Carvalhos e amieiros são algumas espécies arbóreas que, neste Dia Mundial da Árvore, foram plantadas naquele jardim setubalense, numa iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, com o envolvimento da comunidade escolar, que dá continuidade à estratégia de reforço da estrutura verde no concelho.

O presidente da autarquia sublinhou tratar-se de uma ação de particular importância, sobretudo para a comunidade escolar, uma vez que “é com as crianças que hoje estão nas escolas que temos de trabalhar e incutir os valores de defesa do Ambiente e para a necessidade de plantação de árvores”.

A chuva deu tréguas por alguns momentos neste primeiro dia de primavera e permitiu à pequenada, três turmas do jardim de infância e do primeiro ciclo da EB dos Arcos, assistir e ajudar na plantação no Parque da Algodeia de perto de uma dezena de árvores de espécies autóctones.

Um amieiro, a primeira desta espécie a ser plantada naquele espaço verde da cidade, foi escolhida para ser apadrinhada pelos mais novos. “Fica mesmo aqui defronte da vossa escola, a olhar para vocês. Agora, cabe-vos também a tarefa de cuidar e olhar por ela”, desafiou André Martins.

Até dia 25 de março, as iniciativas de plantação de árvores, que contam com o envolvimento de alunos e professores, vão a todas as freguesias do concelho, com ações na EB da Gâmbia, a 22, na EB da Brejoeira, 23, na EB/JI do Faralhão, 24, e na EB dos Pinheirinhos, 25.

Estas ações integram, igualmente, a campanha municipal “Ser Jardineiro Por Um Dia” que desafia os munícipes a contribuir ativamente para a requalificação, embelezamento e valorização natural de espaços urbanos, no âmbito da estratégia de qualificação do território e de combate às alterações climáticas.

As crianças são o futuro e, quando as envolvemos nestas iniciativas, naturalmente que estamos a contribuir para salvaguardar o nosso futuro comum”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal que, antes da plantação de árvores, participou numa ação de sensibilização juntos dos alunos da EB dos Arcos.

A celebração do Dia Mundial da Árvore motivou ainda uma outra ação de índole ambiental, com o envolvimento dos serviços municipais e a participação de perto de seis dezenas de voluntários, no sábado de manhã, na plantação de árvores no Parque de Sant’Iago, na zona das Manteigadas.

A vice-presidente da Câmara de Setúbal, que tem também os pelouros do Ambiente e da Educação na autarquia, Carla Guerreiro, salientou que a iniciativa de dia 19 de março, “integrada no projeto Floresta Comum, ao qual o município se candidatou, contemplou a plantação de mais de seis centenas de árvores para povoar ainda mais o Parque Sant’Iago”.

Sabugueiros, loureiros, lentiscos, azinheiras, carvalhos, ulmeiros, áceres, pinheiros, freixos e crataegus foram espécies arbóreas cedidas à autarquia no âmbito da Floresta Comum, programa de fomento e incentivo à criação de uma floresta autóctone com altos índices de biodiversidade e de produção de serviços do ecossistema.

A iniciativa do dia 19 de março coincidiu com a celebração do Dia do Pai, o que promoveu, enaltece a autarca, “uma maior participação das famílias, sobretudo pais e filhos, na ação que procura sensibilizar a população para a necessidade de defesa das árvores e das florestas, assim como para a problemática das alterações climáticas”.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril