Acolhimento de refugiados ucranianos na Casa do Largo

Um grupo de meia centena de refugiados provenientes da Ucrânia, em consequência da guerra em curso, foi recebido na manhã de 28 de março na Casa da Largo – Pousada da Juventude, num acolhimento preparado pelos serviços da Câmara Municipal de Setúbal.


O grupo de refugiados ucranianos viajou até Setúbal a partir da Polónia em resultado de uma iniciativa conjunta da Academia de Rugby Club de Setúbal, do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos e do Colégio Crescer no Campo, com o apoio da Associação Anjos de Misericórdia.

O acolhimento organizado pela Divisão de Direitos Sociais do município de Setúbal contou com um almoço preparado pelos restaurantes Tasquinha do Chefe Laçarote, Tudo na Broa e O Bardo – Taberna Medieval, com a colaboração de voluntários e a disponibilização do espaço Pátio da Casa.

Na iniciativa, dinamizada com o apoio da Edinstvo – Associação de Imigrantes de Leste e da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, foram ainda distribuídos aos refugiados ucranianos kits com produtos de higiene e de bens essenciais, numa oferta do Pingo Doce.

Os serviços da Câmara Municipal de Setúbal que foram mobilizados para este acolhimento mantêm uma articulação de proximidade com o grupo de trabalho criado no âmbito desta crise humanitária, o qual está enquadrado no Conselho Local de Ação Social de Setúbal.

Alguns dos agregados familiares que chegaram esta manhã à cidade devem ficar em Setúbal, com famílias de acolhimento já definidas, tendo outros agregados realizado contatos e pedidos para se deslocarem para outras áreas geográficas do país, da região centro ao algarve.