Requalificação urbanística na Rua dos Arcos

Um conjunto de pavimentações concluídas recentemente na Rua dos Arcos, na zona do Montalvão, na qual está em curso uma operação de beneficiação urbana de larga escala, permitiu a reabertura parcial de bolsas de estacionamento automóvel.


Na Rua dos Arcos, as zonas de parqueamento anteriormente interditas devido à realização dos trabalhos, estão agora disponíveis para utilização, com lugares definidos e devidamente ordenados, incluindo espaços exclusivos para automobilistas com mobilidade reduzida, apetrechados de rampas de acesso aos passeios.

A ação de pavimentação foi igualmente executada na nova área de ciclovia criada no lado nascente da Rua dos Arcos, assim como no renovado e ampliado troço de circulação rodoviária, com cerca de cem metros lineares, compreendido entre a Ribeira Grande e a Quinta da Pontinha.

Este alargamento de via, com trabalhos praticamente concluídos, vai permitir a abertura dos dois sentidos de circulação na Rua dos Arcos, a qual passa a contemplar trânsito em ambas as direções no acesso, atualmente encerrado, entre a Baixa e a movimentada Avenida da Europa.

A implementação de dois sentidos de circulação na totalidade da Rua dos Arcos, que assegura mais uma alternativa de entrada no principal eixo distribuidor da cidade, implica a construção de uma rotunda, na zona de confluência com as ruas Oliveira Martins e Jorge de Sousa, para garantir a fluidez de trânsito.

A execução da obra de requalificação urbana da zona, com conclusão prevista para junho, incide nas ruas dos Arcos e Jorge de Sousa, as quais estão a ser intervencionadas com um leque alargado de ações que vão da reabilitação de infraestruturas enterradas ao reperfilamento de superfície.

À requalificação das redes de saneamento, drenagem e abastecimento de água, acresce um novo desenho de superfície, com novas soluções de mobilidade urbana, incluindo passeios mais amplos e um novo troço de ciclovia para ligar a Avenida 22 de Dezembro ao Jardim da Algodeia.