Comemorações do 25 de Abril

Os 48 anos do 25 de Abril são assinalados em Setúbal com um programa eclético que inclui espetáculos musicais, exposições, exibição de filmes, palestras e sessões literárias, entre outras atividades, a decorrer em todo o concelho.


Concertos com Carlão, dia 24, às 21h30, na Praça de Bocage, e HMB, dia 25, às 21h00, no Mercado Mensal de Azeitão, são dois dos destaques do programa, organizado pela Câmara Municipal e pelas juntas de freguesia, com a participação do movimento associativo, o qual integra um projeto mais vasto, intitulado “Venham Mais Vinte e Cinco”, que comemora os 50 anos do 25 de Abril, até 2025.

No final do espetáculo de Carlão, há uma intervenção do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e o público é convidado a seguir numa arruada musical conduzida pela Dixit Band, até à Doca dos Pescadores, onde, às 00h00, fogo de artifício dá as boas-vindas ao Dia da Liberdade, seguindo-se atuações dos DJ Monchique e Varatojo.

No espetáculo dos HMB estão previstas intervenções dos presidentes da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, e da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, a que se segue fogo de artifício.

No dia 25, realizam-se as cerimónias protocolares comemorativas da Revolução dos Cravos, com início às 09h00, na Praça de Bocage, com hastear da bandeira, a partir da varanda dos Paços do Concelho, momento acompanhado da interpretação do hino nacional pela Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Segue-se, às 09h30, uma homenagem aos antifascistas na placa central da Avenida Luísa Todi, com deposição de flores no Monumento à Resistência, iniciativa organizada pela autarquia em conjunto com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

O programa prossegue com a Sessão Solene do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Setúbal, às 10h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, que inclui uma homenagem a Adriano Correia de Oliveira e um apontamento musical pelo Coro Feminino TuttiEncantus.

A partir das 11h30, a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense atua na Praça de Bocage.

A música é um dos destaques do programa comemorativo dos 48 anos da Revolução dos Cravos, com concertos para diferentes públicos, de entrada gratuita, a decorrer em vários locais do concelho ao longo de abril.

Além dos mencionados concertos de 24 e 25, o músico Adriano Correia de Oliveira é homenageado no dia em que celebraria 80 anos de vida, 9 de abril, com um espetáculo na Igreja do Convento de Jesus, a partir das 21h00, com a presença de Manuel Alegre.

A primeira parte fica a cargo de Fernando Ferreira Mendes, viola e voz, e Fernando Monteiro, guitarra de Coimbra, e na segunda atua Paulo Bragança.

Todos os eventos referidos são de entrada livre, sendo que, neste caso, é necessária reserva no endereço de correio eletrónico conventoconvida@mun-setubal.pt.

A quarta edição do concerto “Grito da Liberdade”, com reinterpretações de temas de vários cantautores de música de intervenção com arranjos próprios por artistas setubalenses, realiza-se no dia 21, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Francisco Fanhais, João Afonso e a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense unem-se em palco para uma homenagem a José Afonso no dia 23, às 21h00, também no Fórum Luísa Todi.

As entradas para ambos os espetáculos, gratuitas, devem ser reservadas pelo e-mail bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt.

As comemorações do 25 de Abril contemplam um conjunto de encontros, com destaque para um debate com historiadores sobre a elaboração da História da Revolução dos Cravos, moderado pelo jornalista Pedro Tadeu.

“Tempo Histórico e a História do 25 de Abril” realiza-se no dia 21, às 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.